X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

10 lições de filmes que se aplicam ao mundo dos negócios (parte 2)


Lições de filmes aplicável para empreendedores

Dando continuidade à lista 10 lições de filmes que se aplicam ao mundo dos negócios (parte 1), seguem mais filmes que mudaram minha forma de enxergar a vida. Um detalhe importante dessa lista é que todos os filmes a seguir foram baseados em fatos reais, o que torna suas histórias ainda mais épicas!

Aviso importante: essas análises podem conter spoilers sobre os filmes citados.

6. Rocky – O coração é o que define um campeão, não o cinturão

Existem 2 curiosidades que muita gente não sabe sobre esse filme.

Uma delas é que o filme é baseado na história de Chuck Wepner, um desconhecido boxeador que quase nocauteou a lenda Muhammad Ali. Outra curiosidade é que a própria história do filme mostra um excelente exemplo de superação do próprio brucutu Sylvester Stallone.

Depois de chegar a um ponto extremo de pobreza em que teve que vender seu cachorro por $25 para comprar comida, Stallone assistiu a luta mencionada anteriormente e em 3 dias escreveu o roteiro do filme.

Com o roteiro em mãos, ele tentou vender a diversos estúdios e chegou a receber uma proposta de $350 mil, mas ele recusou, já que queria ser a estrela principal. Depois de muita negociação, ele aceitou $35 mil (10 vezes menos!) pelo roteiro, só que estrelando o filme.

O que foi uma aposta extremamente arriscada se transformou em um filme que custou $1.1 milhão, faturou $117.23 milhões e foi indicado para 10 Oscars, incluindo o de melhor ator para Sylvester Stallone (isso mesmo, Stallone concorrendo ao Oscar de melhor ator!!!), ganhando 3 deles (melhor filme, melhor diretor e melhor edição).

Muito mais do que o cinturão que ele acabou conquistando no Rocky 2, a história de superação de Sylvester Stallone nos bastidores, acreditando no seu potencial de ser um verdadeiro campeão é a principal lição desse filme.

7. À procura da felicidade – Não importa o que a vida te joga, sempre dê o seu melhor

Como diria o filósofo Joseph Climber “A vida é uma caixinha de surpresas” e ninguém melhor do que Chris Gardner para exemplificar essa situação.

Certo dia, sua mulher o havia abandonado, com um filho para criar sozinho (diferentemente do que mostra no filme, o filho dele era um bebê) e ele tinha apenas $21,39 no bolso. Convenhamos, é o tipo de coisa que nos deixa sem vontade de cantar uma bela canção.

Eis que então ele viu um cara numa Ferrari e decidiu perguntar o que ele fazia. O homem falou que era corretor na Bolsa de Valores. Ao invés de simplesmente invejar o homem ou achar que ele era corrupto, Chris decidiu também se tornar um corretor na bolsa.

Porém, existia um grande detalhe. A empresa só aceitava um novo corretor a cada 6 meses, sendo que ele precisaria trabalhar 6 meses sem nenhum pagamento.

Depois de se jogar de no sonho e chegar a dormir na rua com seu filho, Chris conseguiu o emprego e depois comprou sua própria Ferrari, de ninguém mais ninguém menos que Michael Jordan.

Recomendo bastante assistir a palestra que ele deu contando sua história de vida:

(Link para o vídeo no Youtube)

8. Piratas do Vale do Silício – Uma visão inovadora junto a um senso de oportunidade fazem a diferença

Qualquer nerd que se preze já deve ter estudado pelo menos um pouco a história da fundação da Microsoft e da Apple nos anos 70. De qualquer forma, recomendo muito assistir esse filme que, até onde sei, passa uma visão consideravelmente realista sobre o que aconteceu na época.

Além de mostrar que tanto Steve Jobs quanto Bill Gates deviam ser pessoas muito difíceis de lidar, uma visão de futuro aliada à capacidade de aproveitar oportunidades é a base da construção das grande corporações que surgiram do nada.

Por mais que Bill Gates tenha “dado sorte” no acordo com a IBM, é muito claro que ele soube muito bem correr atrás das oportunidades na hora certa, além é claro de um grande espírito empreendedor que o fez o homem mais rico do mundo, mesmo doando uma grande parte da sua fortuna e lançando o Windows Vista.

9. 300 – Vitórias, mesmo que pequenas, fazem toda a diferença na motivação

Uma das coisas mais interessantes do final desse filme é que todo mundo morre. Não apenas o protagonista é derrotado, como ele fica parecendo um ouriço, de tantas flechas espetadas pelo seu corpo.

Porém, apesar desse destino trágico, o filme termina com uma sensação boa, de esperança de que a liberdade poderia triunfar. Dando um spoiler do 2o filme, aquela batalha foi essencial para segurar os persas e dar motivação para os gregos, que acabaram expulsando os persas da sua terra no final das contas.

No mundo dos negócios, isso vale para quando você precisar concorrer com uma grande corporação. Apesar de não valer a pena bater de frente com um gigante, trabalhar de forma mais eficiente e escolher um bom campo de batalha são ótimas formas de tirar uma lasquinha relevante do seu mercado.

Conforme você conquista o seu espaço, quem sabe até onde você pode chegar?

10. Forrest Gump – Nós podemos presenciar a história acontecendo na nossa frente

Tá bom vai, esse filme não chega a ser baseado em fatos reais, mas cita vários fatos históricos, então tomei a liberdade de colocar aqui.

Enfim, além de ser o meu filme favorito de todos os tempos, Forrest Gump tem uma lição escondida muito importante: por mais que acontecimentos históricos sejam sempre retratados de forma épica, existe todo um contexto por trás daquele momento que é muito menos glamouroso do que parece.

Ou seja, se sua vida não tem uma trilha sonora e fogos de artifício a cada conquista, isso não quer dizer que elas não sejam grandiosas. No momento em que você decide sair do lugar e empreender, pode ter certeza que esse é um momento épico e um dia será lembrado como algo grandioso.

Por isso, deixo aqui a pergunta: e você, o que tem feito no seu simples dia-a-dia para escrever uma história grandiosa?

Abraços,
Millor Machado (usando diariamente diversas lições aprendidas na Sessão da Tarde)

Obs.: Créditos da imagem Shutterstock

P.S.: Para quem ficou curioso sobre o cachorro de Stallone, assim que recebeu o pagamento pelo roteiro ele o recomprou pela bagatela de $15 mil (600 vezes o preço que tinha vendido!). É ou não um cara que gostava do seu melhor amigo?

The post 10 lições de filmes que se aplicam ao mundo dos negócios (parte 2) appeared first on Saia do Lugar.

bbb SaiaDoLugar i pAcaeL fdw UFmtvqlw DDqBpKExk

bbb pAcaeL fdw

Via RSS de Saia do Lugar

Leia em Saia do Lugar

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot