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10 Tendências do Marketing para 2014 – 1a Tendência: Customização (1 de 10).


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Era uma vez os 4 Ps do Marketing criados pela Procter and Gamble e copiados descaradamente pelo Philip “Obsoleto” Kotler; era uma vez mesmo porque já era!

Antes da era da Concorrência, da Globalização, da Aceleração, da Abundância, da Internet, da Fragmentação das Mídias, do Controle Remoto da Televisão; dos e-Books, filmes, músicas e aplicativos digitais, antes da Era do Celular, antes da Era do Comércio Eletrônico, antes da Era da China e das novas fábricas do Vietnam, as coisas eram muito mais fáceis para os marketeiros e publicitários.

Você criava qualquer produto porcaria, comprava trocentos minutos de comerciais na rede bobo, contratava o galã da novela das oito como garoto-propaganda, fazia um filminho publicitário babaca de 1 minuto de duração com uma compilação de vídeo-clips clichês tirados de algum banco de imagens com famílias se abraçando, crianças correndo, velhinhos se beijando blá blá blá com um texto qualquer emocional de fundo, que bastava para o consumidor sair correndo até o Mappin torrar a sua grana.

Hoje não é mais assim. Para começar, o consumidor não é mais consumidor; o consumidor é um SER HUMANO e ele não liga a mínima para as tendências que os marketeiros dizem que são tendências. Nem assistir propaganda o bicho assiste.

Hoje em dia não tem mais 01 Mappin – inclusive o Mappin já era! Hoje temos 1 mil Mappins!

Hoje em dia as pessoas não precisam dos vendedores para comprar; as pessoas não precisam da televisão para saber quais são as últimas notícias; as pessoas não precisam das lojas físicas para comprar produtos.

Esse SER HUMANO que acordou não se considera rico ou pobre, classe A ou C, ele busca apenas FELICIDADE para ele e para a sua família. Independente das regras babacas do marketing. 

O marketing como conhecemos já era, faliu, quebrou!

Para fazer sentido, o marketing tem que se reinventar COMPLETAMENTE, abandonar todos os parceiros-pilantras que possui, e começar tudo de novo.

Não importa se você vende produtos para pessoas físicas, jurídicas ou governo; não importa se você vende pela internet ou porta-a-porta. As10 tendências do marketing para 2014 que eu vou listar a seguir são 100% aplicáveis na sua empresa.

Confere a primeira dessas tendências:

1. Customização em massa tornará os produtos mais pessoais. Eu acredito que todos concordam que o Japão é um dos países mais evoluídos do planeta, certo?

Uma das coisas mais incríveis sobre o Japão que você nota nas ruas de Tóquio tem a ver com a maneira que o jovem japonês se veste. Todos os dias você cruza o caminho com centenas de milhares de jovens vestindo roupas completamente diferentes umas das outras. É muito difícil você encontrar dois japoneses usando a mesma camisa na rua. Todos são diferentes. Todos são produzidos. Todos vestem produtos customizados por eles mesmos. Todos tem toques pessoais nas roupas que vestem. É incrível!

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O mesmos acontece no topo da pirâmide aqui no Ocidente. No topo da pirâmide ninguém veste roupa com marca de loja no peito. Só imbecil faz algo assim!!! Todos customizam seus visuais independentes das tendências definidas pelas marcas individualmente. Qualquer SER HUMANO evoluído prefere a própria personalidade. Qualquer SER HUMANO evoluído com um mínimo de amor próprio prefere desenvolver a PRÓPRIA MARCA. 

E agora essa tendência está chegando na massa da galera!

A massa das pessoas está mudando! Os consumidores de hoje não querem apenas produtos comuns, eles querem algo que seja único e reflita sua personalidade – vide toques de celular, planos de recargas de telefone e muito mais.

60% das camisas de times de futebol vendidas nas melhores lojas de comércio eletrônico do Brasil são entregues com alguma personalização impressa, tipo nome do comprador nas costas.

Nós estamos vivendo uma era onde as empresas precisam oferecer produtos personalizados, desde gravuras customizadas à habilidade de selecionar cor do zíper ou bolso com antecedência para se diferenciar.

Como esta tendência ganha força em 2014, há uma grande oportunidade para pequenas e médias empresas para criar um nicho de mercado contra as grandes empresas que terão maior dificuldade em oferecer produtos customizados.

Nós estamos na era da customização e/ou personalização de tudo que fazemos e vendemos.

Dez anos atrás as pessoas compravam músicas CDs com playlistas criados pelas gravadoras; hoje, as pessoas baixam algumas músicas do Artista X, misturam com outras músicas do Artista Y, e criam seus próprios playlists de músicas independente do que a gravadora ou o artista deseja. O mesmo acontece quando você assiste Neflix. Ao invés de assistir um filme inteiro de duas horas onde alguns momentos são sacais, milhões de pessoas preferem assistir os melhores momentos dos melhores filmes dentro das mesmas duas horas.

Pense sobre os seus produtos e serviços. O que você poderia customizar? O que você poderia personalizar?

Em 2014, seja 100% mais flexível do que você foi em 2013! 

Não entre em 2014 com uma mentalidade engessada de fazer as coisas. O mundo mudou. Você precisa mudar com ele!

Além disso, o conceito de customização deve se estender além do produto em si; as empresas precisam oferecer uma experiência de compra mais customizada durante todo o processo de atendimento e serviços.

O SER HUMANO não vai seguir as suas regras!

Ponto!

Marketing como uma matéria para atingir milhares de pessoas com uma única tacada já era. Vai ter que ser no 1-a-1!

E eu não estou falando apenas de propaganda 1-a-1, mas de produtos e serviços 1-a-1.

Confira a segunda tendência amanhã!

Via RSS de BizRevolution. Um Novo Olhar Sobre As Mesmas Coisas.

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