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20 ferramentas que todo Vendedor deveria usar em 2013.


Como fazer mais com menos? Como estar em vários lugares ao mesmo tempo? Como se manter organizado com tantos clientes para atender? Como fazer follow-up sem parecer “chato”? Como reduzir os ciclos das vendas? Como continuar a estudar vendas quando o tempo é escasso? Como colaborar com os colegas e criar um sentimento de equipe no departamento de vendas?

Essas e outras perguntas podem ser respondidas com a ajuda das fantásticas ferramentas de tecnologia de vendas que hoje estão disponíveis para todo vendedor usar.

Se você é vendedor, e ainda tem problemas de compatibilidade de gênios com um computador, ou um software de CRM, ou um dispositivo que pode te ajudar a fazer conference calls com seus clientes localizados em localidades distantes a um baixo custo, você está mais do que ultrapassado, você está velho e obsoleto.

Confira algumas ferramentas de vendas que eu recomendo a todo vendedor que se preza DOMINAR em 2013:

1. O software de CRM. O CRM é o principal software que um vendedor deveria ter e usar TODOS OS DIAS. É no CRM que o vendedor deveria estar controlando sua agenda de compromissos, tarefas, negócios cotados na rua, histórico do que já fez para não fazer as mesmas besteiras; é no CRM que o vendedor poderia colaborar com os outros colegas vendedores para juntos fechar os negócios juntos, enviar e receber e-mails, acompanhar as atualizações dos clientes nas redes sociais e muito mais.

Existem dezenas de softwares de CRM disponíveis no mercado a preços de banana. É escolher aquele que tem mais a ver com o seu perfil e meter bala.

Eu recomendo três softwares de CRM, você estará super bem servido com qualquer um deles:

1. Salesforce, o melhor do mundo, o mais completo, o mais animal, as possibilidades são infinitas, controle total da gestão dos negócios, ANIMAL! Se você quiser o MELHOR, Salesforce é o bicho.

2. HighriseHD, incrível custo/benefício, excelente para colaboração entre os vendedores de uma equipe, a gestão de contatos é show de bola mas a gestão das propostas é fraquinha, integração com emails, com 100 reais por mês você conecta 15 vendedores.

3. Nimble, ele oferece quase tudo que você encontra no Salesforce por um preço ridículo. Também tem lojinha de apps para incrementar o CRM. Tem uma integração show de bola com as redes sociais. É LINDÃO!

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2. DocuSign. Quantas vocês você teve que voltar para o escritório apenas para assinar um documento??? DocuSign é um software web show de bola que te permite assinar os documentos eletronicamente e enviá-los com segurança para qualquer computador. Além disso ele gerencia via web todo o processo de assinatura dos documentos. É baratinho, e maravilhoso. 

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3. Google Alertas. Fantástico aplicativo da Google que permite a você criar alertas sobre o que você quiser e receber no seu email em formato de clipping de notícias. Com o Google Alertas você pode monitorar a sua concorrência, os seus clientes, o seu mercado, nomes de pessoas, termos específicos e muito mais. É grátis, e show de bola! Configura ai!

 
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4. Linkedin Today. A Linkedin também oferece um serviço de clipping de notícias show de bola que você também pode monitorar tipo Google Alertas, a diferença é que os artigos já aparecem dentro da Linkedin, e o Linkedin Today. Através desse serviço – que é GRÁTIS – você consegue ver o que galera da sua rede está falando, ou que tipo de artigos são importantes para certas indústrias. É MUITO LEGAL! Para acessar você tem que ir canto direito do no menu principal, em “mais”, e escolher o item “notícias”. 

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5. Rede Social da Exame PME. Se o seu mercado são as pequenas empresas, um lugar que você definitivamente tem que participar proativamente é a Rede Social da Exame PME. Por lá você vai encontrar mais de 15 mil pessoas trocando idéias, e buscando ajuda para tocar seus negócios. Entre na rede da PME, conecte-se a um dos grupos de discussão ligados ao que você faz, e comece a ajudar as pessoas a tomar melhores decisões. 

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6. GotoMeeting. Você é ainda do tipo de vendedor que pega o avião e atravessa o país para fazer uma reunião com um cliente??? É claro que o cara-a-cara é insubstituível; mas na grande maioria das vezes, você poderia ter um resultado bacana com um custo infinitamente inferior. Para reuniões virtuais, apresentações de produtos, apresentações de propostas comerciais, treinamentos de parceiros, palestras para clientes, eu recomendo o GoToMeeting, um super software online que você pode usar para atender todas as suas necessidades de reuniões de vendas. 

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7. LevelEleven. Vendedor tem que trabalhar em equipe, mas um ambiente de competição entre vendedores de vez em quando também é muito saudável. A LevelEleven é uma fantástica ferramenta de gamificação que cria competição entre vendedores dentro do Salesforce para incentivá-los a usar a ferramenta. O LevelEleven é SHOW DE BOLA! Com o LevelEleven você pode criar pequenos torneios internos dentro do Salesforce para premiar o vendedor que mais usa uma determinada função do CRM, tipo Charter, Oportunidades, Contatos etc. É MUITO LEGAL!

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8. Paper.li. Quem é visto é lembrado, quem é lembrado recebe novos negócios, certo? Mas como ser visto por todos os contatos que você tem na sua base de dados de uma maneira rápida, barata, show de bola e consistente? Minha sugestão: criar um e-newsletter que os clientes possam receber periodicamente e por onde você possa demonstrar todo o seu domínio em um determinado assunto. Como fazer isso? Com o Paper.li, o vendedor pode criar em questão de minutos o seu próprio e-news e enviar periodicamente via emails ou redes sociais para todos os seus contatos. É SHOW!

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9. Unbounce. Hoje em dia, marketing e vendas funciona assim: você cria conteúdo que interessa para o seu público-alvo e espalha pela web; na hora do vamos ver, você acrescenta um formulário para o visitante interessado trocar o conteúdo pelas suas informações pessoais. Pronto, você tem um lead para trabalhar. Agora, o problema é criar essas páginas para capturar os dados dos clientes. Se o seu nome não for Zé Computador, você vai levar um bom tempo para criar as páginas de captura de dados. AGORA, se você usar o Unbounce, você cria a página em questão de minutos. O Unbounce é para criação de Landing Pages. SHOW DE BOLA!

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10. TimeTrade. Cara, esse software é muito bacana. Através do TimeTrade você consegue compartilhar a sua agenda com quem você quiser, e o cara pode escolher quando se reunir com você. É MUITO LEGAL! O TimeTrade é para ser usado principalmente com clientes potenciais onde você não compartilharia a sua agenda pessoal do Outlook ou GoogleDocs. O TimeTrade se intera com o Salesforce.

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11. Rapportive. Que tal receber informações completas e bacanas sobre o cara que acaba de enviar um email para você ao lado da mensagem enviada? Preparação é TUDO! Nada como estar preparado antes de responder ao remetente. O Rapportive se instala no Gmail e mostra tudo que é possível encontrar nas redes sociais sobre o cara. É SHOW DE BOLA!

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12. Buffer. Cada vez mais um número maior de negócios virá pelas redes sociais. Porque tá todo mundo nas redes sociais, e se não está, estará muito em breve. O Buffer é um aplicativo que permite ao vendedor programar as postagens dos seus tweets e posts na Facebook, Linkedin etc. Em 15 minutos você pode usar o Buffer para programar todos os envios de contéudo do dia, e sair para fazer outras coisas. Com o Buffer você não precisa ficar o dia inteiro pregado na Facebook para publicar conteúdo, você entra no Buffer e toca o pau. É SHOW! MAS, não se esqueça de usar as redes sociais para conversar com as pessoas e não apenas promover suas histórias interessantes. 

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13. TweetAdder. E por falar em redes sociais, a pergunta que não quer calar é: como descobrir pessoas interessantes que podem se converter em clientes dentro do Twitter? É aí que entra o TweetAdder, um aplicativo web que monitora o que você quiser, e te indica pessoas, empresas etc que seria interessante você seguir; além disso, ele te ajuda a aumentar os seus seguidores a partir da análise dos tópicos que são interessantes para eles. É QUEBRA TUDO!

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14. Contactually. Sejamos honestos, se você for parecido com 85% das pessoas, a sua gestão de emails é um terror, certo? Quantas vezes nos últimos sessenta dias você ficou horas e horas procurando por um email que não-se-quem enviou e agora você não encontra? Com o Contactuallly, o bicho vai ficar em cima para que você NUNCA MAIS se esqueça de ler os emails que você tem que ler. Ele tem uma versão GRÁTIS, entra lá e experimenta, recomendo!

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15. HootSuite. Voltando ao assunto das redes sociais, para todas as suas necessidades de gestão de Twitter e Facebook, eu recomendo o HootSuite. O HootSuite é um aplicativo web por onde você pode ler e enviar posts para o Twitter e a Facebook sem a necessidade de entrar dentro das redes sociais. Eu uso o HootSuite faz uns 4 anos. Vai fundo, recomendo!

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16. Newsle. Qual é o sistema que você usa para manter-se atualizado sobre o que acontece com as pessoas mais importantes da sua rede de relacionamento?? Muito provavelmente você não usa NADA, certo? O Newsle é um aplicativo web que monitora para você tudo que rola com os seus contatos da Facebook e Linkedin. Você monitora o que rola com a turma, e já emenda um feedback quando necessário. O seu MELHOR cliente acaba de aparecer em um artigo publicado no Portal da Revista Exame e você não está sabendo??? Chega de quebrar a cara com falta de informação, use o Newsle. 

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17. Slideshare. A essa altura do campeonato eu imagino que todo mundo que me lê conhece o Slideshare, certo? Mas você anda usando o Slideshare para compartilhar as suas apresentações e capturar leads ou converter clientes? O Slideshare é o YouTube das apresentações. Milhares de pessoas todos os dias fazem pesquisas de conteúdo no Slideshare. Coloque todos os seus arquivos de apresentações no Slideshare, compartilhe com o mundo, e não se esqueça de colocar os seus dados para contato no final de todas as apresentações. 

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18. O iPad. O computador do vendedor é o iPad. Netbook já era, notebok também. Com um iPad na mão você faz tudo. Além de acessar todos os softwares que eu mencionei acima, você tem um mundo de aplicativos para turbinar a sua cabeça e coração. Se você ainda não tem, compra um iPad imediatamente! Com o iPad na mão você não precisa mais levar o notebook para fazer apresentações. Basta conectar o bicho no projetor para meter bala. 

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19. O iPhone. O telefone de um vendedor matador tem que ser um verdadeiro computador; um computador de bolso que te permite fotografar produtos, empresas, entrevistar clientes em vídeo, fazer anotações de reuniões em áudio, manter e acessar todos os sistemas da empresa na Cloud, e muito mais. O iPhone é o melhor smartphone do planeta, e o telefone ideal para os melhores vendedores. 

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20 A Generosidade. Um dia, todos os vendedores terão todas as coisas que eu menciono acima. Quando esse dia chegar, se já não chegou para você, o grande diferencial de um vendedor matador é a sua capacidade de ser GENEROSO com todos que o cercam. Eu falo de tecnologia o tempo todo, mas não se engane, tecnologia é apenas uma ferramenta que te leva para o lugar que você quiser. SEJA GENEROSO com todo mundo! Com o chefe que precisa de ajuda, com os colegas que precisam de ajuda, com os novatos que precisam de ajuda, com os clientes potenciais que precisam do seu tempo para entender melhor as coisas. Se você tiver recursos para comprar e usar as ferramentas que eu sugiro acima, empreste para as pessoas, recomende, ensine as pessoas a usar. SEJA GENEROSO até doer na alma e no bolso! 

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