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4 estratégias para website mobile


Como o seu website pode entregar conteúdo para o seu leitor onde quer que ele esteja?

Você está redesenhando seu website e, claro, você quer tê-lo funcionando tão bem em um dispositivo móvel (smartphone ou tablet) quanto em um computador.

Para a maioria das organizações, um website ágil é mais do que o suficiente. Mas, existem algumas coisas que um navegador em um dispositivo móvel não pode fazer.

Aqui está uma explicação rápida de 4 abordagens e considerações importantes sobre o projeto de um website completo.

Se você quiser mais ideias sobre elaboração e reestruturação do seu website, veja as dicas de design digital do YOW, ou entre em contato conosco.

Cada dia mais o conteúdo produzido pelo website de uma empresa precisa se adaptar ao comportamento de leitura mobile do usuário.

Cada dia mais o conteúdo produzido pelo website de uma empresa precisa se adaptar ao comportamento de leitura mobile do usuário.

#1. Design responsivo

O design responsivo é uma técnica em que o layout e os elementos de um website automaticamente se redimensionam para caber no espaço disponível para exibição.

Uma vez que o esforço inicial de definir os pontos de interrupção, diagramação e navegação está completa, o design responsivo tem uma manutenção muito simples.

O projeto responsivo funciona melhor em websites em que o conteúdo é simples, relevante e consistente.

A responsividade oferece uma ótima maneira de dar uma utilização relativamente personalizada ao usuário, mantendo a mesma base de código. Ela oferece uma experiência de que é especialmente elaborada para os dispositivos móveis, ao mesmo tempo que tem uma manutenção simples e intuitiva.

#2. Website mobile

Quando a responsividade não soluciona o problema, pode ser o momento de elaborar uma versão totalmente diferente de um website.

Por exemplo, o seu website pode ser muito rico em gráficos pesados – tipo de mídia que carrega muito bem em um computador, mas demora muito para ser carregado em um dispositivo móvel, ou simplesmente não pode ser lido em uma pequena tela.

Ao criar um website mobile, você pode entregar uma versão mais simples que carrega mais rápido e é mais fácil de navegar em um dispositivo móvel.

Websites especificamente mobile são uma ótima maneira de criar uma experiência totalmente personalizada para dispositivos móveis porque é possível modificar características e funcionalidades juntamente com o seu código-fonte.

#3. Aplicativos híbridos

Ferramentas de desenvolvimento como o PhoneGap e o Titanium permitem que os programadores empacotem conteúdo web e trate-os como um aplicativo.

Por que você iria querer fazer uma coisa dessas? Bem, o motivo mais comum é que os aplicativos ficam disponíveis off-line, permitindo que o público nevegue pelo conteúdo, mesmo quando eles estão sem conexão de internet.

Se alguma parte do seu conteúdo é exclusiva e você pretende cobrar por ela, ou se você apenas quer ter uma presença na iTunes store ou na Google Play, um aplicativo híbrido pode ser uma boa escolha.

#4. Aplicativos nativos

Onde os aplicativos híbridos tem um bloqueio entre o conteúdo e o sistema operacional, os aplicativos nativos são executados diretamente no sistema operacional.

Isso torna o aplicativo mais rápido e eficiente e, geralmente, cria uma experiência mais transparente para quem utiliza o aplicativo.

Os aplicativos nativos oferecem maior potencial de interatividade, como conexão direta com o GPS e funções de MMS, bem como aplicativos pré-instalados, como agenda, calendário, leitor de músicas e etc.

Por qual tecnologia optar?

Seja em um website responsivo, um website mobile ou encapsulando o seu website em um aplicativo, a certeza que você precisa ter é que o conteúdo é mais importante do que a tecnologia.

Não adianta ter website, website mobbile e aplicativos se o que a sua empresa produz não tem qualidade e não chama atenção das pessoas que poderiam se interessar.

Portanto, o primeiro passo é produzir conteúdo útil, relevante e que desperte o interesse do leitor.

O próximo passo é optar pela tecnologia, que sempre deve ser acessória ao conteúdo, e não superior a ele.

Esse teste vai ajudá-lo a detectar a melhor maneira de distribuir conteúdo.

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Este artigo foi adaptado do original, “4 Mobile Design Strategies for Content-Heavy Websites”, do NTEN.

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