X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

A casa do futuro com dispositivos conectados à internet é um sonho… para hackers


A “internet das coisas” consiste em dispositivos inteligentes – de TVs a geladeiras – conectados à rede mundial de computadores. Eles prometem tornar a vida mais fácil e mais conveniente. Mas, de acordo com um estudo de segurança da Hewlett-Packard, os dispositivos inteligentes mais populares são tão seguros quanto uma porta destrancada.

Pesquisadores da HP analisaram os 10 dispositivos mais populares nos EUA que se conectam à internet. E o que eles descobriram é terrível: no total, eles têm 250 diferentes falhas de segurança que hackers poderiam aproveitar. Sim, em média, isso significa que cada dispositivo pode ser comprometido de 25 maneiras diferentes.

>>> Smart TVs e geladeira conectada à internet podem ter enviado spam para você

O relatório da HP não cita as marcas dos dispositivos, mas o Re/code diz que os itens vieram de fabricantes de “TVs, webcams, termostatos domésticos, tomadas de energia controladas remotamente, controladores de sprinklers, hubs para controlar vários dispositivos, fechaduras, alarmes para a casa, balanças e portas de garagem”. Basicamente, qualquer coisa que faz parte da Internet das Coisas.

O que há por trás desse guisado de insegurança? Bem, a maioria desses dispositivos roda uma versão reduzida do Linux. O software tem algumas vulnerabilidades muito básicas, e as empresas que fazem os dispositivos não fecham essas brechas da forma que fariam com um dispositivo tradicional de computação.

E estamos falando de algumas vulnerabilidades muito básicas: dos 10 dispositivos testados, sete enviam todos os dados (incluindo informações de identificação pessoal) para a web sem usar qualquer criptografia, enquanto seis transmitem senhas não-criptografadas.

Seis dos dispositivos testados não criptografam atualizações de software, então um hacker poderia criar um update que assume o controle do dispositivo para operá-lo remotamente. Ah, e nove dos 10 dispositivos coletam algum tipo de dado que permite identificar o usuário, como endereço, data de nascimento, nome ou endereço de email.

É uma pena, especialmente porque as falhas de segurança em aparelhos conectados à web não são novidade. Espero que esse relatório faça as fabricantes tomarem alguma atitude: a última coisa que precisamos é de um hacker invadindo sua rede através de, sei lá, geladeiras inteligentes… [Re/code; imagem via]

O post A casa do futuro com dispositivos conectados à internet é um sonho… para hackers apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

cbbbde HFrQflVQM

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot