X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

A importância dos estágios e projetos de extensão na vida de um estudante de comunicação


Não tem jeito. Só há uma forma – ou algumas formas – de saber se é isso mesmo que você quer para sua vida profissional: estágio e projetos de extensão. O estágio também garante aquele “troco” para as tantas cópias que muitos conhecem bem. Além da prática e da grana, essa de por a mão na massa durante o curso serve para diversas áreas de conhecimento, mas hoje vamos falar especificamente de comunicação social.

Vivo dizendo que há mais oportunidades de trabalho quando você está na faculdade do que depois que sai dela, com o tão sonhado diploma nas mãos. Pelo menos é assim que funciona aqui em Natal/RN. Embora as empresas ainda não tenham uma cultura de remunerar bem os estudantes, não podemos reclamar muito, vaga sempre tem. E é nessas ocasiões que surgem as chances de sair das universidades grandes profissionais. Nenhum lugar ensina melhor que o mercado de trabalho, no entanto, jamais devemos menosprezar os conhecimentos teóricos e práticos que as academias nos oferecem durante o período do curso.

As vagas mais comuns por aqui são para assessoria de comunicação, que engloba a assessoria de imprensa propriamente dita, gestão de conteúdo para websites e mídias sociais, dentre outras funções; depois vêm as oportunidades para repórter e produtor de TV. As áreas mais “esquecidas” são rádio e publicidade, mas vez por outra alguém/empresa precisa da mão de obra de um estagiário.

Se você só estuda tudo fica mais fácil, pois teoricamente sobra tempo durante algum período do dia. Uma dica importante é manter cadastro em bancos de estágios. Aqui, por exemplo, temos a Escola de Governo do RN, que mantém convênio com as universidades públicas e privadas e faculdades particulares. Assim, quando alguma empresa necessita de estagiários, eles entram em contato com o candidato cadastrado que mais se encaixa no perfil solicitado.

É também extremamente importante estar inserido em grupos que divulguem as vagas que surgem no mercado. Facebook é uma excelente ferramenta para isso. Os grupos dos cursos de comunicação por aqui servem, também, para divulgar as vagas disponíveis para estudantes, jornalismo, de rádio & TV, publicidade e propaganda, etc. Outra dica: mantenha seu perfil digno de uma empresa achar que você mereça a vaga. Deixe claro sua área de estudo e estágios que já tenha frequentado.

E os projetos de extensão?

A extensão universitária proporciona grande conhecimento profissional e pessoal, principalmente se o projeto tiver ligação com projetos sociais, uma vez que promove o contato da comunidade acadêmica com o público externo. Os jornais de bairros e as rádios comunitárias são meios perfeitos de por na prática o que se aprende nas salas de aula.

O jornal vai precisar de um redator, repórter, fotógrafo, diagramador e de pessoas com afinidade em artes gráficas e cheias de boa vontade, pois geralmente não há retorno financeiro, mas a recompensa vem em forma de experiência, o que vale muito. Se sua universidade não tiver projetos desse tipo, monte um grupo e leve a sugestão ao departamento do curso, o pior que pode acontecer é você receber um não, mas não desista.

Conheça a legislação do estagiário

Veja alguns sites que disponibilizam vagas para estágio:

Segue a melhor dica de todas: se a vaga não serve para você, compartilhe!

O post A importância dos estágios e projetos de extensão na vida de um estudante de comunicação apareceu primeiro em Blog Mídia8! » Comunicação digital e redes sociais.

Via RSS de Blog Mídia8!

Leia em Blog Mídia8!

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot