X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

A melhor forma de lidar com o stress


Como lidar com seu stress

O artigo de hoje foi publicado originalmente por Peter Bergman no portal da Harvard Business Review

Eu sabia que não deveria ter mandado o e-mail que acabei de escrever. Eu escrevi com raiva e frustração e todos sabemos que mandar um e-mail escrito com esses sentimentos é uma péssima ideia.

Porém, eu realmente queria mandar aquilo. Então encaminhei para uma amiga que conhecia a situação. O título do e-mail encaminhado foi “Devo mandar isso?”.

Ela respondeu quase que imediatamente: Não mande hoje. Se você sente que precisa mandar hoje, imagino que seja pelas razões erradas. Certo?

Sim, eu respondi. Muito obrigado.

3 minutos depois eu enviei o e-mail e a coloquei em cópia oculta.

Ela então vociferou: Você mudou seu pensamento tão rápido assim?!?

Não, eu respondi. Meu pensamento concorda plenamente com você. Mas não foi meu pensamento que mandou o e-mail, foram as minhas emoções. E te garanto, elas se sentem muito bem!

Na maior parte do tempo eu sou profissional, focado e racional. Porém, isso exige esforço e, de vez em quando, eu perco o controle.

Eu posso escrever um e-mail desnecessariamente agressivo ou então levantar a voz para minhas crianças quando elas não me ouvem. Ou então perco a paciência com o atendente do call center que não consegue me entender.

A princípio, podemos avaliar que eu tenho um problema em gerenciar minha raiva, mas eu não tenho. Eu tenho um problema de stress. Quando estou stressado, a raiva aparece mais rápido.

Nesse momento em que o stress se destaca, o pensamento racional é ignorado. É como querer usar argumentos lógicos para convencer um touro raivoso.

A razão e o stress falam línguas diferentes. A razão é intelectual, o stress é físico. A razão prefere palavras, o stress prefere ações.

Nossa mente pode tentar nos influenciar a fazer qualquer coisa, mas nossos corpos possuem a vantagem. Na verdade, quanto mais nossa mente tenta perceber o stress, mais palpável ele se torna.

Se você parar para sentir seu stress, você o reconhecerá quase literalmente, como uma energia fluindo pelo seu corpo. Nós vivemos com essa energia o tempo inteiro e, geralmente, ela é útil – nos ajuda a ficarmos atentos e prontos para a ação.

Porém, de vez em quando nosso nível de stress ultrapassa a medida útil. Quando isso acontece, podemos facilmente perder o controle sobre nossas ações.

Pense no stress como um monstro, que vive em nossos corpos e se alimentam da incerteza. A refeição mais saborosa desse monstro começa com a frase “O que aconteceria se…?”.

O que aconteceria se a apresentação fosse um fracasso? O que aconteceria se um dos projetos que eu trabalho encontrar obstáculos? O que aconteceria se eu não tivesse tempo para finalizar meu orçamento? O que aconteceria se minha explicação não deixasse os investidores satisfeitos? O que aconteceria se a empresa não conseguir financiamento?

Enquanto a incerteza cresce, o monstro cresce também. Em algum momento, a pressão para escapar do seu corpo se torna muito grande. Nesse momento, você abre seu e-mail, lê algo que te incomoda e BOOM!

Aí vem algo interessante depois da explosão. Nós relaxamos.

Mandar aquele e-mail raivoso dá um sentimento bom. O monstro foi embora.

Porém, isso terá consequências. Qual será a reação da pessoa que recebeu meu e-mail raivoso? Essa já é outra história…

A pergunta que precisamos responder é: Como faço para liberar a pressão sem causar danos no processo?

Muita gente tenta gerenciar ou ignorar o stress. Tenta empurrá-lo, deixá-lo de lado, respirar até se livrar dele ou superá-lo. Mas isso é um erro. Todas essas reações encorajam o monstro a crescer, algumas vezes sem percebermos. Em algum momento, nos sentimos estranhos e explodimos.

Existe uma solução melhor. Não tente lidar com o stress. Ao invés disso, dance com ele.

O monstro quer sair? Deixe sair. Mas faça isso da sua maneira. Você pode lidar com ele por um tempo, apenas até chegar em um lugar que se tenha privacidade. Então, quando souber que está em um lugar sem consequências, deixe o monstro aparecer. Se sinta livre para chutar, gritar e socar. Sinta que perdeu o controle.

Recentemente, eu estava sofrendo para manter tudo em ordem no carro com minhas 3 crianças, que eu amo infinitamente, mas são muito habilidosas em me provocar. Eu segurei o suficiente até deixá-las em casa. Então, sozinho no carro, eu deixei o monstro assumir. Eu gritei, xinguei e fiquei girando o volante de um lado para outro.

Não foi algo bonito. Qualquer um me vendo pela janela acharia que eu estava maluco. Mas na hora que voltei pro apartamento, me senti rejuvenescido. E o mais importante, me mantive um ótimo pai.

Eu já gritei na floresta, soquei o colchão e pulei como uma criança de 5 anos. Quando estava em locais movimentados, como escritórios, aviões ou hotéis, fui para o banheiro e fiz algo semelhante, mas com um tom de voz baixo.

Se você realmente não conseguir um lugar com privacidade, abra um editor de textos ao invés do e-mail e escreva tudo que você gostaria de escrever. Se libere, apertando as teclas o mais forte que puder, usando a linguagem mais revoltada que quiser. Deixe o monstro rugir.

Então, apague o arquivo, arrume sua roupa e seja profissional.

Stress na prática é a tentativa de tomar o controle sobre algo que você não pode. Por isso, tentar controlar o stress é algo que só gera mais stress. Liberar fisicamente o stress ajuda. A ideia é criar uma saída segura para que o stress saia antes de explodir.

Não demorou até que aquele e-mail raivoso voltasse. Claramente a pessoa estava incomodada. Eu contraí meus músculos e ela contraiu de volta.

Porém, dessa vez eu estava preparado. Fiquei sozinho em uma sala. Chegando lá, gritei, pulei e soquei o ar. Depois de alguns minuos, me senti poderoso e equilibrado. Então eu fiz o que deveria ter feito antes: peguei o telefone, liguei para a pessoa e tivemos uma conversa racional.

Nota do editor: Não cheguei a aplicar diretamente a tática do Peter, de gritar e pular no ar, mas algumas vezes cheguei a escrever o texto em um Word e apaguei. Sem dúvidas foi algo que acalmou.

Nessas horas, a melhor coisa a fazer é esperar um tempo e deixar o emocional baixar um pouco, muitas vezes revelando que o problema não é tão grande assim.

Nessa área, um artigo que recomendo bastante é o O que fazer quando tá tudo dando errado.

P.S.: Créditos da imagem da bomba Shutterstock

The post A melhor forma de lidar com o stress appeared first on Saia do Lugar.

bfd SaiaDoLugar i h uSKiFg oxtHCRUWM DDqBpKExk

bfd h uSKiFg

Via RSS de Saia do Lugar

Leia em Saia do Lugar

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot