X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

A pirâmide da felicidade


Já há algum tempo, procurava consolidar tudo o que já li e aprendi na vida sobre a palavra felicidade. É fato que todas as religiões, psicólogos, terapeutas, coaches e treinadores concordem que, no final das contas, todo ser humano busca a felicidade. Mesmo sem saber o que é, é ela que buscamos. Alguns mais espiritualistas, dizem que a felicidade está em cada momento. Outros que a felicidade está do outro lado da vida e ainda há aqueles que acreditam que a felicidade está nos objetos que possuem. Conduzindo a minha empresa e este blog, cultivo uma enorme preocupação de criar em ambos, um ambiente favorável a evolução humana individual e coletiva. Penso que sem evolução não há felicidade e alguns dos últimos livros que li dão suporte a esta ideia. Neste artigo, quero apresentar o meu framework da felicidade para que pessoas, equipes, empresas e organizações busquem fazer o seu melhor para levar felicidade em abundância aos quatro cantos do mundo.

UM DIA COMUM
O dia a dia de uma pessoa comum que trabalhe fora de casa, normalmente se dá da seguinte maneira. A pessoa acorda e leva o seu filho para a escola ou creche. Deixa-o lá para ser educado por outras pessoas e vai rumo ao seu trabalho. Lá, passará as próximas oito ou dez horas do seu dia fazendo o que não gosta, para pagar as contas do mês. Reclamará um pouco do governo, do patrão, do sistema e tentará, algumas vezes, fazer um bom trabalho para tentar ganhar um aumento de salário. No final do dia, sem nenhuma satisfação, pega o filho na escola ou na creche e ainda vê diante de si uma pilha enorme de tarefas a serem cumpridas na volta para casa. O filho exige atenção, a roupa tem que ser levada, a janta deve ser preparada e as compras da casa precisam ser feitas.

O dia acima ocorre de segunda a sexta-feira, sem descanso e a pessoa que o vive, vai caindo cada vez mais em um buraco de infelicidade sem fim. Dia após dia, semana após semana as coisas pioram. As contas aumentam. As necessidades viram outras. E a pessoa, coitada, vai amargurando uma vida infeliz, ruindo com os alicerces de uma vida emocionalmente nada saudável. Ela não ganha bem, não trabalha fazendo o que gosta e ainda não passa tempo com as pessoas que mais ama. Onde esta pessoa está? Para onde ela está indo?

Será que o propósito de vida desta pessoa, é fazer o melhor que puder para trabalhar onde não gosta, ganhando o que não lhe dá conforto e ainda afastada de quem ama? Será que ela tem mesmo que viver 35 anos desta forma para que, quando estiver colecionando doenças, possa ser digna para assistir um pouco de televisão em paz?

Lamentavelmente a maioria dos seres humanos caminha para este fim.

AS BASES DA PIRÂMIDE DA FELICIDADE
No mundo ocidental e capitalista, que é o que eu conheço, precisamos de três pontos de apoio para construir a nossa vida feliz. Esses pontos de apoio são a base da nossa pirâmide e que norteiam o sentido de propósito da nossa vida.

  1. Estar próximo de quem ama: o AMOR precisa estar presente nas nossas vidas, pois é ele que nos oferta os pequenos presentes da vida. É ver o seu filho sorrindo. É tomar sorvete com a pessoa que se ama. É ler um bom livro com um amigo. É estar presente na vida das pessoas que mais se considera.
  2. Trabalhar com o que ama: trabalhar naquilo que é o seu TALENTO, é uma das maiores gratificações profissionais que se pode ter. Quando trabalhamos com aquilo que amamos, paramos de trabalhar e começamos a “brincar”. Nos divertimos a cada desafio. Lemos mais livros a respeito daquilo que gostamos. Procuramos rodas de amigos para conversar mais sobre o mesmo assunto. Enfim, mergulhamos dentro da profissão e consequentemente nos destacamos.
  3. Ser bem remunerado: o DINHEIRO é a base da nossa sociedade. Tanto que preferimos abdicar da nossa felicidade para obter mais dinheiro e dar mais conforto para nós e nossa família. Virar as costas para ele é hipocrisia. Porém, é preciso não trabalhar pelo dinheiro, mas utilizá-lo como ferramenta para impulsionar a nossa evolução.

AUTOCONHECIMENTO: O CENTRO DA BASE DA PIRÂMIDE
Na centro da base desta pirâmide, está o autoconhecimento. Quando começamos a equilibrar esses três vértices (AMOR, TALENTO E DINHEIRO), definimos um ponto onde começamos a verdadeiramente nos exercitar como seres humanos, observando nossas ações e nossas decisões. Com qualquer um desses vértices mal posicionados, nosso centro de autoconhecimento fica deslocado do centro e a nossa visão sobre nós mesmos fica distorcida. Afinal, nos preocupamos muito ainda em dar atenção aqueles que amamos, porque estamos em falta com eles. Nos preocupamos em achar aquilo que gostamos de fazer, porque o nosso trabalho é horrível. E nos preocupamos demais em contar as moedas para pagar as contas, porque sobra mês no final do contra-cheque. Assim, mais afastados ficamos de nós mesmos sem perceber o buraco onde nos afundamos.

A ALTURA DA PIRÂMIDE É MEDIDA PELO PROPÓSITO
No topo da pirâmide, união de todos os vértices do nosso tetraedro, temos o propósito da nossa vida. Se o triângulo que dá base a pirâmide não for um triângulo equilátero (de lados iguais), não conseguiremos formar um tetraedro, que por definição é formado por quatro triângulos equiláteros. Para formar uma pirâmide perfeita, precisaremos alinhar os pontos da base e começar a erguer a partir do seu centro (autoconhecimento) uma linha que suba na vertical dando o sentido de propósito de vida. É com base no autoconhecimento, que a nossa vida ganha propósito. Propósito esse, que ganha altura conforme as nossas bases se mantêm em equilíbrio e o nosso centro nos concede habilidade para discernirmos sobre quem somos e o que é certo e errado.

COMO ESTÁ A SUA PIRÂMIDE DA FELICIDADE?
Este é um artigo introdutório desta teoria. Uma que aplico na minha vida como empresário à frente da minha empresa e como escritor aqui no Insistimento. Se no final das contas buscamos a felicidade, por que não criar uma fórmula que nos leve ao encontro dela? Analise o quanto de tempo você está dedicando às pessoas que ama, o quanto de dinheiro ganha no seu trabalho e o quanto de talento e satisfação pessoal existe na sua profissão. Olhe primeiro esses três pontos e busque formas de equilibrá-lo. Por aqui, nós buscaremos, através do material que publicamos, lhe ajudar na análise desses pontos que estão desequilibrando a sua felicidade. Além disso, também iremos experimentar nas nossas equipes esse framework de felicidade.

Se você é dono de uma empresa, é gerente de equipes, lidera uma organização ou pretende liderar, dê um passo atrás e questione tudo o que já lhe foi ensinado sobre administração. É possível sim criar um ambiente de trabalho onde as pessoas fiquem mais próximas das suas famílias, trabalhem fazendo o que amam e ainda sejam bem remuneradas. Se a vida que construímos até aqui fosse perfeita, todos andariam felizes pelas ruas e não é bem isso o que vemos, não é mesmo?

Vamos atrás da pirâmide da felicidade juntos?

Músicas da versão em áudio deste post:

Ouça este post ou faça download do áudio

Gostou deste artigo? Então compre nosso e-book
e saiba como montar uma empresa do zero sem investir quase nada:
Marco Zero
Acompanhe nosso trabalho:
rsstwitterfacebooklinkedinyoutubeyoutubeninggmailpaypal

dac pANLcGnU

Via RSS de Insistimento

Leia em Insistimento

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot