Certamente, em algum momento da sua vida, você já parou para pensar naquelas coisas que você mais ODEIA na publicidade. O genial Salles, do blog Cinismo Ilustrado, não só pensou como foi além e colocou no papel. Agora, convidado para integrar o corpo docente da Miami Ad School México – segundo ele, não para ensinar os alunos a venderem suas almas ao diabo ou as estratégias do mercado para manipular as pessoas, mas para mostrar a utilidade do desenho no momento da criação -, ele resolveu iniciar um novo exercício.
Semanalmente, sempre às quartas-feiras, ele postará tutoriais ilustrados sobre coisas que se aprendem ou não no curso de publicidade. O primeiro, publicado na semana passada, reúne as 20 coisas que as pessoas mais odeiam no universo publicitário. A lista cobre de especialistas e infomerciais a plágio, clichês e marcas de patrocinadores em uniformes esportivos.
O mais interessante é que, odiados ou não, muitos destes itens rendem verdadeiros memes, de acordo com seu grau de bizarrice. Porque, apesar de normalmente pensarmos em memes como algo divertido, engraçado, curioso ou até mesmo absurdo, na publicidade também abundam aqueles que não são nada disso. São aqueles que simplesmente respondem a um briefing, ao perfil do consumidor. Geram vendas, porque são apresentados repetidamente, por anos a fio (alguém consegue esquecer das facas Ginsu ou das meias Vivarina?!), mas que no final são tão insípidos quanto a água.
Nada insípida, entretanto, foi a campanha “Think Different”, da Apple, que rendeu a ilustração desta semana. Esta bela versão do manifesto “The Crazy Ones” bem que merecia um pôster!
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie