X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Adolescente Endinheirado e Mal Educado


“O corpo político, assim como o homem, começa a morrer logo que nasce, e traz consigo as causas de sua destruição”.
Esta frase dialética e intrigante faz parte da obra de Rousseau, “Do Contrato Social”. Lembrei-me dela nesta semana que passa, ao assistir a troca de farpas e acusações entre membros Conselho Nacional de Justiça, iniciada pela corajosa e, até certo ponto verdadeira, declaração de Eliana Calmon, de que existem bandidos entre os juristas do CNJ.

Lembro-me desta frase a cada absurdo que assisto na mídia. Seja a reeleição de uma figura como José Sarney à presidência do Senado, ou a sobrevida política de um personagem como Fernando Collor. Ou ainda quando vejo Ministros e outros importantes membros do Governo sorrindo ao prestigiarem o lançamento do livro de José Dirceu, figura que andou na corda bamba de um dos maiores escândalos de corrupção deste país.

A indignação do presidente do CNJ com a declaração feita vem do fato de que em nosso universo de governo perdeu-se a noção de que corrupção e favoritismo com recursos públicos são crimes. É imoral e é feio. A memória pública é fraca e permissiva. Permite que bandidos circulem na estrutura de Estado, favorecidos pelo calar e pela vergonhosa impunidade deste país.

Pois bem, se há verdade e sabedoria na frase de Jean-Jacques Rousseau, esta estrutura morrerá por sua própria corrosão, mas, se queremos falar em desafio aos Y, meus queridos jovens de tão promissora geração, aí vai:
Criem algo novo! Uma nova estrutura de Estado que possa renascer das cinzas do atual sistema, que impede este país de amadurecer, ainda que seus índices econômicos estejam bem. O Brasil está em um momento especial, no qual desponta como uma das estrelas brilhantes do mundo. Mas sem ilusões: muito falta a amadurecer, pois seguimos como um país adolescente e com pouco compromisso com a seriedade, ainda que agora sejamos um jovem endinheirado.

Sigo vendo poucos jovens na política e sigo esperando que se manifestem e apareçam lutando pelo direito de governar melhor este país, com mais seriedade e mais compromisso com o bem público.
Você está pensando em fundar uma ONG? Mude de planos e candidate-se. Podemos mudar o mercado, mas precisamos também mudar este país.

Marcio Svartman é consultor, publicitário, mestre em psicologia, palestrante, fuçador e questionador. É um dos idealizadores da SatyaWork Desenvolvimento Organizacional e autor do livro “Você pra mim é problema seu”. dc MarcioSvartman

 

Via RSS de ResultsON

Leia em ResultsON

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot