O Baidu Inc. (NSDQ: BIDU), segundo maior serviço global de buscas na web e uma das dez maiores empresas de internet do mundo, com mais de setecentos milhões de usuários e valor de mercado de cerca de 180 bilhões de reais, comprou o controle do Peixe Urbano, maior empresa brasileira de e-commerce local. O acordo, de valor não revelado, representa uma das mais importantes aquisições no mercado nacional de internet e tecnologia.
Ao se tornar o principal acionista do Peixe Urbano, o Baidu trará acesso à capital e expertise tecnológico para a empresa brasileira, mantendo intacta a atual equipe à frente das operações, a fim de consolidar o Peixe Urbano como líder no segmento de O2O (online-to-offline) no Brasil e uma das principais empresas de internet do país.
Confira uma entrevista em vídeo com Julio Vasconcellos, co-fundador e CEO do Peixe Urbano, sobre a venda para a Baidu. Leia mais informações sobre a transação abaixo.
http://youtu.be/SpUO4qCaG34
“A expansão internacional é uma prioridade para o Baidu e, como parte dessa estratégia, o Brasil é um mercado-chave, onde mais de 50 milhões de pessoas já utilizam os nossos serviços todos os dias. A aquisição do Peixe Urbano, uma das empresas mais conhecidas e respeitadas da internet brasileira, demonstra o nosso comprometimento em investir no desenvolvimento do mercado local a longo prazo,” afirma Johnson Hu, diretor geral de negócios globais do Baidu.
O Baidu iniciou operações no Brasil em novembro de 2013 e, em julho deste ano, durante a visita do presidente chinês Xi Jinping e do presidente-executivo e fundador do Baidu, Robin Li, ao país, a companhia anunciou o lançamento de seu buscador em língua portuguesa. Na mesma oportunidade, o Baidu se comprometeu em investir mais de R$ 120 milhões no mercado brasileiro nos próximos três anos. Além de colaborar com programas do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, como o Ciência Sem Fronteiras, a empresa implantará um Centro de Pesquisa & Desenvolvimento de classe mundial no país – o sétimo da companhia, que já mantém centros de pesquisa na China (Beijing, Shangai e Shenzhen), no Vale do Silício (Estados Unidos), em Cingapura e no Japão e mantém mais de 25 mil engenheiros em seu quadro de colaboradores.
O Baidu estima ter seus produtos altamente reconhecidos e utilizados pela metade da população do mundo até 2019, sendo o Brasil um mercado prioritário para a companhia. “A entrada de uma das mais importantes empresas de tecnologia do mundo como nosso sócio é um enorme reconhecimento, fruto de tudo o que construímos no Brasil ao longo dosúltimos 4 anos e meio, impactando positivamente o negócio de dezenas de milhares de estabelecimentos e a vida de milhões de consumidores em todo o país,” diz Julio Vasconcellos, cofundador e CEO do Peixe Urbano. “Estamos animados com as perspectivas para o futuro, sabendo que o Baidu está totalmente comprometido em aportar não apenas capital, mas também tecnologia de ponta para fazer crescer e consolidar a posição de liderança do Peixe Urbano no mercado”, afirma Vasconcellos.
Ao longo dos últimos anos, o Peixe Urbano vem evoluindo progressivamente o seu modelo de negócios e hoje se posiciona como um enorme “Shopping de Ofertas”, que ajuda a conectar consumidores de todo o Brasil com estabelecimentos de diversos setores em áreas como gastronomia, estética, entretenimento, viagens e produtos, investindo em oferecer sempre maior praticidade para a experiência do usuário. Líder de qualidade em seu setor, sendo a única empresa do segmento a ter recebido os mais altos reconhecimentos de sites de avaliação pelo consumidor, o Peixe Urbano tem dado largos passos em relação à implantação de tecnologia móvel, serviços com base em localização, busca e personalização. O Baidu é uma das empresas líderes nessas áreas em nível mundial, tornando ainda mais evidente a grande sinergia que existe entre ambas as empresas e as excelentes perspectivas que esta aquisição traz para a internet brasileira.
Além de aportar investimento financeiro e conhecimento técnico, o Baidu trará também para dentro do Peixe Urbano toda a sua experiência no segmento de ofertas, sendo dona de uma das companhias líderes deste setor na China e uma das principais no mundo. Como um dos maiores players da internet chinesa, onde 80% da população online acessa a web por meio de smartphones, o Baidu irá impulsionar os esforços do Peixe Urbano em fortalecer sua liderança no segmento de O2O no Brasil, conectando cada vez mais consumidores a serviços locais por meio da web e, especialmente, da internet móvel.
“O investimento no Peixe Urbano permitirá ao Baidu acelerar seu crescimento na internet brasileira e desenvolver com maior velocidade parcerias com fornecedores de serviços que resultem em recursos avançados para nosso buscador em língua portuguesa. Esta aquisição também transmite uma mensagem clara do comprometimento e visão de longo prazo do Baidu com o mercado local”, afirma Johnson Hu, diretor geral de negócios globais do Baidu.
O Peixe Urbano continuará funcionando como uma entidade própria só que dentro do ecossistema do Baidu, não havendo qualquer previsão de mudanças em sua marca, no serviço prestado aos seus usuários e parceiros ou em sua equipe, a não ser a incorporação de novos recursos para fortalecer a empresa e torná-la líder absoluto no e-commerce local brasileiro.
O post Ao vivo com Júlio Vasconcellos, que acaba de vender o Peixe Urbano para a Baidu apareceu primeiro em Startupi.com.br.