X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Apenas 6,3% das cidades brasileiras possuem shoppings centers


O mercado de shopping centers ainda tem muito espaço para crescimento no País, é o que aponta a pesquisa Munic 2012, realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). De acordo com o levantamento, apenas 6,3% dos municípios brasileiros contam com esse tipo de empreendimento. Ainda que a expectativa de inaugurações até o final deste ano seja alta comparada aos anos anteriores, pois até o final de 2013 estão previstos 35 novos complexos de acordo com a Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), o número continua baixo diante das oportunidades que o Brasil oferece.             

O estudo também indica que as cidades com mais de 500 mil habitantes concentram a maior parte dos empreendimentos, pois 92% delas já contam com pelo menos um centro de compras.  O executivo Felipe Fulcher, sócio e presidente da 5R Shopping Centers – empresa especializada na prospecção e administração de complexos – explica que a população é um dos principais indícios para nortear os investimentos em determinado município. “Nosso modelo de negócios é focado em cidades que tenham acima de 200 mil habitantes”, comenta.

O Sudeste apresenta o maior percentual de participação: 9,5% das cidades na região dispõem desses complexos, seguido respectivamente pelo Sul com 7,1% e pelo Centro Oeste com 6%. Já os dados do Nordeste e do Norte revelam porque têm atraído tantas empresas do segmento, pois apenas 3,5% e 3,1% das cidades nesses locais, respectivamente, contam com shoppings. “O crescimento da economia e a escassez de empreendimentos para atender a população têm motivado vários lançamentos nessas duas regiões”, explica Fulcher.

 A 5R Shopping Centers é uma das companhias que está apostando no crescimento desse mercado. A empresa está desenvolvendo nove empreendimentos, que somam R$ 1,8 bilhão em investimentos. “O número de Área Bruta Locável (ABL) para cada mil habitantes no Brasil é muito pequeno, mesmo quando comparado ao de países da América Latina, como o México”, afirma Fulcher. A meta da empresa é chegar a 15 projetos nos próximos cinco anos. 

Via RSS de Empreendedor

Leia em Empreendedor

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot