X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Após escândalo, jornal volta atrás: app de anonimato Whisper não monitora usuários


Em outubro, o Whisper – app para compartilhar segredos anônimos – foi acusado de rastrear seus usuários em uma reportagem brutal do Guardian. Agora, meses depois, o jornal está recuando em muitas de suas acusações contra o app.

O texto original acusava o Whisper of identificar o local exato dos usuários, mesmo se eles desligassem isso nas configurações do app, entre outras infrações de privacidade.

Isso manchou a imagem do Whisper, porque ele prometia ser “o lugar mais seguro na internet” – perseguir os usuários não se encaixa nessa missão.

As consequências foram graves: uma lucrativa parceria com o BuzzFeed foi cancelada; a empresa teve que prestar esclarecimentos ao Senado americano; e a equipe editorial do Whisper foi suspensa do cargo – incluindo o editor-chefe Neetzan Zimmerman, após defender a empresa no Twitter. “O Guardian cometeu um erro ao publicar essa história, e eles vão se arrepender”, disse Zimmerman.

Bem, agora parece que essa defesa tinha fundamento. O Guardian removeu sua acusação mais contundente, de que o Whisper estava rastreando a localização dos usuários e se comportando de maneiras que ameaçavam o anonimato:

Nós relatamos que endereços IP só podem fornecer uma indicação aproximada do local de uma pessoa, geralmente não mais precisa do que o seu país, estado ou cidade. Estamos felizes em esclarecer que estes dados (que todas as empresas de internet recebem) são um indicador muito bruto e pouco confiável de localização.

Nós também estamos felizes em deixar claro que:

  • o público não pode verificar a identidade ou localização de um usuário do Whisper, a menos que o usuário divulgue publicamente essas informações,
  • a informação do Whisper compartilhada com o Escritório de Prevenção de Suicídios, do Departamento de Defesa dos EUA, não inclui dados pessoais;
  • o Whisper não armazena dados fora dos EUA.

Os termos do Whisper para compartilhar informações de forma proativa com as autoridades policiais, onde houver perigo de morte ou lesão grave, é um padrão da indústria permitido por lei.

Michael Heyward, CEO do Whisper, disse no início do ano: “realizamos uma análise interna que não encontrou nenhuma irregularidade”. Mesmo assim, Zimmerman não trabalha mais na empresa, assim como outros funcionários da equipe editorial. Eles estão irritados com o erro do Guardian e a demora em reconhecê-lo:

Heck if it weren’t for The Guardian’s reporting, I wouldn’t be out fishing, going to the beach rn, and, well, standing in unemployment line.

— Joshua Chavers (@JoshuaChavers) March 11, 2015

“Se não fosse pela reportagem do Guardian, eu não estaria pescando, nem indo para a praia, nem na fila dos desempregados.”

Tudo isso não significa que devemos acreditar piamente nos apps que prometem anonimato e proteção à privacidade – mas o Whisper apanhou mais do que merecia.

Depois de outubro, quando foi publicada a reportagem do Guardian, o app despencou nos rankings da App Store (iOS) e Google Play (Android) nos EUA, onde ele é mais popular. [The Guardian via Wall Street Journal]

efb McTsQco

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot