X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

App do dia: Carbon, um ótimo cliente de Twitter para Android


Com todas aquelas limitações e dificuldades criadas recentemente pelo Twitter, a vida de um desenvolvedor de clientes móveis do serviço não está fácil. Apesar disso, muita gente acredita que esse tipo de aplicação, apesar de um tanto saturada, seja o palco ideal para inovações — foi em um deles, o Tweetie, que o hoje onipresente “puxar para atualizar” surgiu, por exemplo –, o que valida todo esse esforço. Mas e quando a plataforma escolhida carece de usuários? Aí parte-se para outra. Pelo menos foi assim com o Carbon, que finalmente chegou ao Android.

“Não, nunca pensei nisso, e nunca foi o objetivo”, disse M.Saleh Esmaeili respondendo à possibilidade de transformar o seu cliente de Twitter móvel, o Carbon, em um app multiplataforma. Na ocasião, ele anunciou que estava o aposentando do Windows Phone e que, em breve, o Carbon daria as caras no Android. É a segunda migração do tipo; antes de chegar ao sistema da Microsoft, ele fizera sua estreia no quase finado WebOS.

Alguns meses depois a promessa ganhou forma e o Carbon chegou enfim à Play Store suscitando a pergunta: vale a pena?

Simples, competente, diferente

Vale pelo menos uma olhada. O Carbon para Android é um app bem bonito e resolvido. Ao abri-lo, você cadastra a sua conta e dá de cara com um não muito usual fundo de metal escuro escovado (ou algo parecido com isso). É uma concessão em meio a telas escuras, planas, sem texturas que são comuns no Android, mas sutil o suficiente para não se destacar e, admito, até ficar legal.

Screenshots do Carbon.

A interface se divide em três colunas: timeline, menções e mensagens diretas. A navegação entre elas é feita por gestos e, ao passar de uma para outra, botões no topo surgem. Seriam redundantes não fosse a “função secundária”: levá-lo direto ao topo, aos últimos tweets. Como ele não deixa escapar nada, às vezes são centenas de mensagens de 140 caracteres entre a sua última olhada na timeline e a última mensagem deixada por quem você segue. E na falta de um comando padronizado para chegar ao topo das aplicações, como o toque na barra de status do iOS, é um mecanismo válido.

O Carbon tem cores e um estilo que remetem às diretrizes do visual Holo, a linguagem visual do Android, mas com algumas peculiaridades. Umas de gosto meio duvidoso, como a barrinha que indica que atualizações estão em progresso, no topo, não raro sobreposta pelos botões das colunas. Outras, como trazer comandos principais para a parte inferior da tela, grandes acertos: em telas gigantescas, como as dos últimos Androids high-end, esse posicionamento é amigo do uso do celular com uma mão só. Além de botões para novo tweet, perfil e configurações no rodapé, essas últimas abrem em uma coluna estreita na lateral direita. Não há descrições das opções, mas os ícones são claros e auto-explicativos.

O app roda suave e vem cheio de transições elegantes e animações bonitas. Ao abrir um tweet, por exemplo, um clique na conversa (na parte inferior da tela) faz o tweet destacado rodar e esmaecer ao fundo. Ao apertar e segurar um tweet nas colunas principais, os demais escurecem e botões para ações rápidas saltam, com (merecido) destaque para o de responder. O “arrastar e soltar” para atualizações é precedido de um efeito meio “créditos de Star Wars”. É bonito de se ver.

Efeitos especiais do Carbon.

Extras e ausências

Em relação à experiência do app oficial do Twitter, há alguns ganhos e uma grande desvantagem. O que conta mais pontos aqui é o filtro de mudo: dá para “calar” na timeline pessoas, hashtags e até mesmo termos. Isso faz uma falta tremenda no app oficial, embora seja bem óbvio o motivo de esse recurso não existir lá. Mas em dias como o último domingo, com aquela profusão de tweets sobre o Super Bowl, foi uma mão na roda.

Outra coisa legal que o Carbon resgata é o suporte a fotos do Instagram. A guerra fria que Twitter e Facebook estão travando teve, como baixa, a remoção do suporte ao Instagram nos “cards” do Twitter, ou seja, o fim daquele preview de fotos do serviço direto na timeline. O Carbon traz isso de volta.

O contra? A falta de notificações push. Em vez de notificá-lo em tempo real, o Carbon dá um ping no Twitter a cada 15 minutos para ver se há novas DMs ou replies. Para heavy users pode ser um detalhe que invalida a troca para o Carbon; para quem não liga muito para isso, ou não depende do Twitter para coisas… digamos… importantes, é algo que passa. Pelo menos ao recebê-las você é brindado com avisos “Jelly Bean-ready”, ou seja, com ações (responder e retuitar) direto da área de notificações. Há outra limitação na quantidade de refreshes disponível em dados intervalos. Limitações da API e, contra isso, é difícil brigar…

Ao contrário de outras opções mais PRO de clientes de Twitter disponíveis para o Android, como Tweetings e Falcon Pro, o Carbon é gratuito. Abre rapidinho, tem um visual diferentão e bacana, algumas firulas que talvez justifiquem a sua adoção e, em breve, uma versão especialmente feita para tablets. E, hey, é um app novo — estamos julgando aqui uma versão 1.0. Como os desenvolvedores têm aquela política de focar em apenas uma plataforma, é de se esperar que melhorias aconteçam logo. E não dá para ignorar o potencial que o app tem. [Google Play]

ebdd RhpB PSVQ

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot