X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Apple lucra US$ 8,5 bilhões após lançamento de novos iPhones, mas iPad preocupa


A Apple divulgou seu resultado financeiro no terceiro trimestre, e como esperado, eles venderam uma quantidade enorme de iPhones – a nova geração foi lançada em setembro. Mas, enquanto os Macs crescem, a venda de iPads continua a cair.

Entre julho e setembro, a Apple vendeu 39,3 milhões de iPhones, aumento de 16% em relação ao mesmo trimestre do ano passado. O iPhone 6 e 6 Plus foram lançados em meados de setembro, e quebraram recordes de pré-venda.

iPad

Enquanto isso, o iPad sofre. Foram 12,3 milhões de unidades, uma queda de 12,5% em um ano. Na verdade, esta é a terceira queda consecutiva nas vendas. O que aconteceu? Brian Barrett, do Gizmodo US, explica:

Eis o verdadeiro problema de crescimento do iPad: se você comprou um iPad nos últimos dois anos e meio, você não tem nenhum motivo para comprar outro… tente me dizer uma característica que veio desde o iPad 3 e que vale US$ 500, ou que valha a pena vender seu tablet antigo para ajudar a pagar por um novo. Mais fino? O iPad sempre foi fino o bastante. Mais leve? Ele é bastante leve. Especificações melhores? Touch ID? Ele é rápido o suficiente para o que você precisa fazer. E quais são suas chances de encontrar um iPad Air 2 por aí mostrando exatamente o que você está perdendo?

Este é o mesmo problema dos PCs: demora alguns anos até que você sinta a necessidade de substituí-lo por um novo. Os phablets também estão canibalizando o espaço de tablets menores.

O lançamento do Air 2 e Mini 3, combinado aos preços menores dos modelos antigos, pode ajudar a reverter isso no próximo trimestre (eles só foram lançados este mês). Além disso, a Apple aposta no setor empresarial: ela fechou este ano um acordo com a IBM para criar apps empresariais para iOS – isso pode dar um estímulo ao iPad.

Tim Cook também diz que as vendas do iPad nos países BRIC – Brasil, Rússia, Índia e China – aumentaram 20% nos últimos doze meses. Ou seja, mercados emergentes – onde há menor saturação de mercado – também podem ajudar.

Mac e iPod

A Apple também vendeu 5,5 milhões de Macs, um aumento de 21% ainda puxado pelo MacBook Air, que ficou mais barato nos EUA. (O iMac com tela Retina não entra nas contas pois foi lançado este mês.)

Enquanto isso, o iPod continua sua morte lenta: foram apenas 2,6 milhões de unidades, queda de 25% em um ano. Para dar uma sobrevida à sua linha de player portátil, a Apple reduziu os preços dos iPod Touch – inclusive no Brasil – e a versão de 16 GB ganhou uma nova câmera e várias cores. No entanto, o iPod Classic parou de ser vendido.

O lucro da Apple no trimestre foi de US$ 8,5 bilhões, aumento de 13% em relação a um ano atrás. As ações operam em alta de 1,5% antes da abertura dos mercados. [Apple via Ars Technica]

O post Apple lucra US$ 8,5 bilhões após lançamento de novos iPhones, mas iPad preocupa apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

adacce YeeuWqErA

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo
Comente este artigo

Populares

Topo