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Apps lucrativas: vamos falar de aquisição?


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Artigo de Túlio Soria*.

Uma startup que pretende lançar um aplicativo, precisa se dedicar profundamente na definição de suas estratégias para Aquisição, Retenção e Monetização. Um aplicativo de sucesso é um aplicativo que consegue balancear de maneira inteligente essas estratégias. Pois, por exemplo, de nada adianta um aplicativo adquirir milhões de usuários que no outro dia desinstalam a App ou nunca mais entram, ou seja, boa aquisição, mas fraca retenção. É o que chamamos de balde furado, você coloca agua todo dia, mas ele nunca está cheio.

Hoje vamos falar da estratégia da estratégia de aquisição.

Aquisição

O fundador do Reddit, Alexei Ohanian, costuma dizer que logo após você lançar o seu site a única pessoa que irá correndo acessar e dizer que ele é o máximo é sua mãe. No mundo das Apps, se você não fizer uma boa estratégia de aquisição de usuários será a mesma coisa. Portanto, uma startup que cria uma App precisa, antes de tudo, pensar qual será a maneira que ele irá utilizar para obter downloads. Afinal, existem mais de um milhão de Apps lançadas nas maiores plataformas, iOS (iPhone e iPad) e Android (Samsung, Sony, LG, etc.). Como se destacar? Como adquirir usuários? Como ser encontrado? Uma boa estratégia de aquisição deve responder essas perguntas.

Segundo pesquisa Mobile App Discovery: Best Practices To Promote Your App, da Forrester, os métodos mais comuns para ter sua App descoberta são:

  1. Busca na app Store, (63% iOS, 54% Android)
  2. Conversa entre amigos,
  3. Encontrar na lista de destaques ou populares (TOP, Featured),
  4. Aplicação já ter vindo instalada no aparelho,
  5. Através de redes sociais,
  6. Através de navegação por sites, blogs, etc.
  7. Procura por ferramentas de busca na internet (exemplo: Google),
  8. Vendo uma propaganda em revista ou jornal,
  9. Receber propaganda em meu celular (Mobile Ad),

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Imagem de “How do apps get discovered“.

Analisando desta forma, fica fácil decidir o que fazer para impactar os diversos métodos para ser descoberto.  Por exemplo: O que você fará para que seu aplicativo seja encontrado através da ferramenta de busca das Stores? Você pensou no nome do seu App, nas palavras chave? Isso é extremamente importante, como vemos, mais de 50% das Apps são descobertas através da busca e da interação com a App Store (browsing).

A dica que eu deixo é: analise profundamente suas estratégias de aquisição, observe o seu orçamento para investir em mídia e seja criativo! Afinal, existem milhões de Apps lançadas e você precisa se destacar para adquirir usuários.

Entretanto, todas as estratégias de aquisição serão um desperdício de tempo e dinheiro se a startup não se concentrar na retenção dos usuários.  Vamos falar de retenção em breve.

*Artigo de Túlio Soria, desenvolvedor, professor, diretor, fundador e conselheiro em startups digitais, atual líder de produto na Appies, marketplace para desenvolvedores de aplicativos.

 Leia também: VP da Soundcloud explica sobre App Store Optimization (vídeo)

 

 

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