Os 3 parâmetros que vão fazer o seu conteúdo ser mais relevante e mais compartilhado na sua comunidade.
KISS – não a banda – mas a metodologia keep it simple stupid (mantenha tudo absolutamente simples), é provavelmente o melhor conselho que pode ser dado sobre marketing de conteúdo.
Pronto. O artigo acabou…
Ainda não. Mas este artigo vai tentar manter esse conselho e se mostrar simples para que você consiga traçar o seu planejamento de conteúdo de maneira funcional e, obviamente que dê resultados (positivos, de preferência).
A escalabilidade do conteúdo é de grande importância dentro do planejamento estratégico que envolve não apenas a reputação da marca, bem como ao branding, ao relacionamento e o crescimento do negócio.
O conteúdo, quando planejado cuidadosamente e com o envolvimento necessário por parte de quem produz é uma importante ferramenta na construção de um diferencial competitivo.
Não importa o quanto a sua empresa investe em estratégia de marketing de conteúdo, planejamento, produção, amplificação ou análise, existem 3 requisitos fundamentais que o seu conteúdo precisa satisfazer.
Um conteúdo espetacular não é maravilhoso até que seja descoberto, consumido e compartilhado.
As 3 chaves para o conteúdo funcionar.
#1. O seu conteúdo precisa ser encontrado.
Muito do trabalho de conteúdo envolve o desenvolvimento de conteúdo da maneira que muitas empresas estão estruturadas, a descoberta do conteúdo é a única fonte que a empresa possui de tráfego.
O marketing de conteúdo eficaz é sobre a criação de conteúdo funcional para públicos específicos. Embora muitas vezes, a intenção do contexto muitas vezes não são completamente satisfeitas com o conteúdo produzido e encontrabilidade é subestimada pelos produtores de conteúdo.
Estamos falando aqui não apenas de SEO, mas também da otimização para a descoberta através das mídias sociais, além de canais de promoção de conteúdo, e-mails, links internos, distribuição de comunicados à imprensa, promoções nos canais e até mesmo programas de PPC – pay per click.
Qual a vantagem de criar um conteúdo maravilhoso se as pessoas não podem encontrá-lo?
Ao assegurar que as pessoas encontrem o seu conteúdo através da otimização e promoção para amplificar o seu alcance, o ciclo de vida do conteúdo pode ser estendido de maneira significativa.
Se você ainda define metas para o tráfego de pesquisa social e orgânica para o conteúdo que será produzido, o tempo investido na otimização do conteúdo – para que ele seja encontrado – será tão grande quanto o tempo para a sua produção.
#2. O conteúdo precisa gerar envolvimento.
A competição pelo conteúdo é grande e o engajamento em torno do conteúdo é uma métrica importante a ser considerada no momento da produção do conteúdo. Como fazer isso?
Criando um contexto, relevância e experiência em torno do conteúdo.
- O seu conteúdo é relevante para o público que vai descobrí-lo?
- A informação é útil?
- A informação é instigante?
- A informação ajuda a satisfazer o objetivo de quem a lê?
- O conteúdo aproxima a empresa do consumidor?
A noção de engajamento pode ser subjetiva. Sendo assim, não deixe de identificar metas para o engajamento (seja uma combinação de pageviews, comentários e compartilhamentos nas redes sociais, tráfego e até mesmo conversões).
Monitorar as interações dos públicos com o conteúdo é imprescindível para discernir o que causa engajamento para que isso seja considerado nos próximos conteúdos.
#3. O compartilhamento.
Grande parte daquilo que é compartilhado na internet é sobre o que torna a vida das pessoas mais fácil – de alguma maneira.
Adicionar widgets é apenas uma parte de fazer com que o conteúdo seja compartilhado. E isso é apenas a ponta do iceberg.
Escrever títulos provocativos que ajudam no compartilhamento e que respeitem o limite de caracteres, por exemplo do Twitter é mais uma boa prática para fomentar o compartilhamento.
As imagens também ajudam. Queira você, ou não.
Obviamente que a qualidade do conteúdo e a sua relevância é o que vai, no final das contas, influenciar o compartilhamento.
Você está criando conteúdo que seja bom a ponto de ser compartilhado?
- Crie conteúdo que valha a pena ser compartilhado – e que seja amigável às redes sociais e mecanismos de busca.
- Torne fácil o compartilhamento pelas redes sociais.
- E lembre-se sempre de responder: será que o compartilhamento ajuda o conteúdo cumprir o seu objetivo?
Keep it simple.
Há uma grande quantidade de conteúdo por aí que não estão recebendo a exposição que poderiam, simplesmente porque quem cria o conteúdo não estão engajados com esses pequenos requisitos.
Garanta que o seu conteúdo tenha compromisso para que seja encontrado, para que o público se envolva e para gerar engajamento. Isso vai tornar o seu conteúdo uma ferramenta de geração de leads. E é justamente isso que o inbound pode fazer pelo seu website.
Estas características precisam estar presentes em todo conteúdo criado através do processo de planejamento e produção de conteúdo, de uma maneira que a sua eficácia seja constatada através da repercussão do conteúdo.
___
Este artigo foi adaptado do original, “3 Keys to Scaling Content Marketing Success”, do TopRank blog.
Via RSS de YOW I Soluções para Inbound Marketing
Leia em YOW I Soluções para Inbound Marketing