X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Astrônomos descobrem “megaterra” em constelação distante


Em reunião da Sociedade Astronômica Americana, uma equipe anunciou que o planeta Kepler-10c, descoberto em 2011, é na verdade um mundo rochoso com 17 vezes a massa da Terra – e o apelidaram de “megaterra”.

Acreditava-se que planetas tão grandes não eram possíveis, porque eles iriam absorver gás hidrogênio à medida que crescessem, até se transformarem em gigantes gasosos. A megaterra, no entanto, é sólida.

O planeta foi descoberto pela sonda Kepler, da NASA, que orbita o Sol em busca de exoplanetas na Via Láctea. Ela monitora, de forma contínua, o brilho de milhares de estrelas e envia tudo para a Terra. Aqui, cientistas analisam os dados para detectar planetas passando na frente dessas estrelas.

MAIS: Astrônomo da NASA descobre primeiro planeta do tamanho da Terra e em zona habitável

Quanto maior a ofuscação, maior é o planeta. No caso, o diâmetro do Kepler-10c é estimado em 29.000 km, mais que o dobro da Terra. Ele está localizado a cerca de 560 anos-luz de distância, na constelação do Dragão.

No entanto, a sonda Kepler não consegue descobrir a composição dos planetas – isso ficou a cargo de um telescópio aqui na Terra. Em comunicado, o Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica explica:

A equipe usou o instrumento HARPS-North, do Telescopio Nazionale Galileo (TNG) nas Ilhas Canárias, para medir a massa do Kepler-10c. Eles descobriram que o planeta tem 17 vezes a massa da Terra – muito mais do que o esperado. Isso mostra que o Kepler-10c deve ter uma composição densa de pedras e outros sólidos.

Esta é a primeira megaterra já encontrada, porém descobertas como esta podem se tornar mais comuns no futuro. Os astrofísicos estão obtendo mais dados para analisar órbitas de longo período; e o astrônomo Lars A. Buchhave descobriu que, quanto mais tempo um planeta leva para orbitar a estrela, maior o tamanho em que ele passa de rochoso a gasoso.

Por que megaterras são tão importantes? Como explica o pesquisador Dimitar Sasselov, “encontrar o Kepler-10c nos diz que planetas rochosos poderiam se formar muito antes do que pensávamos. E se você pode fazer rochas, você pode criar vida”. [Harvard via Gawker]

Imagem: representação artística do sistema Kepler-10 via Centro Harvard-Smithsonian

O post Astrônomos descobrem “megaterra” em constelação distante apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

aeeebbb DlyJNtzjw

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot