X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Aten­der o cliente com qualidade significa ino­var


Da ABNT

ada capa cartilha qualidade no atendimentoPara ajudar empreendedo­res a melhorarem a qualidade do atendimento em seus negó­cios, o Sebrae e a ABNT lançam uma carti­lha sobre a primeira norma bra­sileira voltada especificamente ao comércio. Em formato de his­tórias em quadrinhos, utiliza linguagem acessível para ensi­nar o empresário a se adaptar à Norma 15842 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que é opcional e trata da qualidade no atendimento.

Baixe a cartilha!

A cartilha mostra a impor­tância de garantir a qualida­de do atendimento no comércio, que reúne 52% do total de micro e pequenas empresas (MPE). Dos 5,9 milhões dos micro e pequenos negócios e empreen­dedores individuais existentes no País, 3,1 milhões atuam no comércio.

O material reforça que aten­der com qualidade significa ino­var. Na história, uma consultora do Sebrae chamada Sofia vai a uma loja de calçados e lá desco­bre que o proprietário, o senhor Murilo, pensa em fechar o negó­cio por achar que o movimento de clientes anda ruim. Por meio de um diálogo entre os dois, a cartilha aponta que, mais do que comprar, o consumidor quer ter uma experiência positiva e o lojista deve saber atender essa expectativa.

Norma 15842

A Norma 15842, primeira norma da ABNT voltada espe­cificamente ao pequeno comér­cio, entrou em vigor em julho de 2010. Ela ajuda a verificar a si­tuação da empresa e a criar um padrão de qualidade no atendi­mento. Essa norma orienta a avaliar e treinar os funcioná­rios, aplicando na prática um padrão de excelência. O objeti­vo dos procedimentos é melho­rar a imagem diante dos clien­tes e desenvolver nos funcioná­rios o desejo de contribuir para o crescimento dos negócios.

Para garantir que está ado­tando os procedimentos, o em­presário deve certificar o siste­ma implementado por meio de uma empresa credenciada, que fará uma auditoria, apontando oportunidades de melhoria e garantindo a qualidade no pa­drão de atendimento. As MPE podem adquirir, por meio do Se­brae, as normas da ABNT por um terço do valor original.

Via RSS de Faça Diferente

Leia em Faça Diferente

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot