Nos últimos meses, a BlackBerry vinha revelando aos poucos os detalhes sobre seu novo smartphone Passport, mas hoje foi o anúncio oficial: este dispositivo possui uma tela quadrada e um teclado QWERTY físico na parte inferior.
O BlackBerry Passport estará disponível em mais de trinta países ao redor do mundo – isso não inclui o Brasil – custando a partir de US$ 599. Mas como é usar um aparelho desses?
O Gizmodo americano fez o teste e bem, ele é largo. Mais do que o Galaxy Note 4 e o iPhone 6 Plus, na verdade. É algo quase impossível de usar com uma só mão. Guardá-lo no bolso não é um problema – o Passport tem 9,4 mm de espessura – mas tirá-lo é um desafio, por causa do seu formato.
A tela IPS quadrada de 4,5 polegadas, com resolução 1440×1440 pixels, “é extremamente brilhante, detalhada e vibrante”. O teclado físico parece esticado, mas funciona bem:
As teclas físicas parecem duráveis, são agradáveis ao pressionar, e confortáveis para navegar. E há um monte de atalhos de teclado que podem facilitar a sua vida – como pressionar a tecla “t” para voltar ao topo de uma página web… estranhamente, há também uma quarta linha digital de teclas, juntamente às três físicas, para digitar caracteres especiais e números… mas como qualquer outra coisa, eu me acostumei com isso.
O teclado até serve para rolar páginas, usando um sensor capacitivo: