X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Brasília tem vida além do Governo – até uma aceleradora no horizonte


instituto_illuminante_brasilia_df_bsb_aceleradora_startups_inovacao

Brasília é uma cidades com maior renda per capita do Brasil. Dentre as capitais é aquela com o segundo maior PIB per capita, indicam os dados do IBGE. Ou seja, tem dinheiro. Mais do que isso, tem uma população jovem e qualificada.

Nem todo mundo trabalha ou trabalhará no governo. O que esse pessoal qualificado que nasceu e estudou em Brasília faz ou fará da vida? Por que não criar novos negócios e tecnologias? Foi pensando nisso que um grupo de executivos, empreendedores e pesquisadores de Brasília resolveu agitar e criou o Instituto Illuminante.

Conversei há alguns dias com o Marcos Nascimento, Presidente do Illuminante e CEO do Grupo 954. Veja a entrevista abaixo.

O Illuminante foi criado em 2013 e tem por ambição mudar o ambiente de tecnologia e startups de Brasília. Para isso, Marcos e equipe estão dando início a uma série de iniciativas e criando alguns instrumentos para fazer isso acontecer, como um fundo de investimentos, uma escola de líderes e uma aceleradora, dentre outros.

A ideia é adotar uma abordagem sistêmica para o ‘design’ do ecossistema local. O diagnóstico é que criar um fundo de forma isolada não adiantaria, o mesmo valeria para uma aceleradora, um bootcamp para empreendedores ou outro instrumento qualquer. A iniciativa tem certa similaridade com a abordagem de ‘projeto’ de ecossistemas de inovação do Victor Hwang, autor do livro “Rainforest: the Secret to Building the Next Silicon Valley” (livre tradução, ficaria “Floresta: o segredo para construir o próximo Vale do Silício“).

O Marcos tem trabalhado na construção do modelo considerando bastante a sua experiência como executivo e empreendedor. Além de ser CEO e fundador do Grupo 954, que fornece serviços e tecnologia de BI para corporações, ele tem investido em diferentes startups, como a Izie e a OtimicarCar. Daí surgiram duas ideias chaves para o projeto em Brasília:

  1. O Brasil tem profissionais e empreendedores fantásticos, muitos jovens qualificados a fim de criar empresas. Esse pessoal (vocês que estão lendo aqui) tem muita energia, mas muitas vezes não tem a experiência necessária para ‘fazer virar um negócio’. Isso é diferente do ambiente dos EUA, por exemplo. O que isso significa? Que é preciso formar os empreendedores para que se tornem executivos! Para um ambiente novo como o de Brasília é ainda mais importante;
  2. É mais fácil dar escala e fazer crescer um startup a partir da plataforma de negócios de um parceiro corporativo do que sozinha no mercado, correndo atrás de clientes/usuários pulverizados e investidores. É uma abordagem mais para B2B do que B2C. De alguma forma, é bem próxima do modelo do IEC, sobre o qual escrevi aqui no Startupi, no início de 2013. Também lembre o modelo da Gema.

Essas duas ideias tem servido como parâmetros de projeto. A previsão é que o Illuminante inicie o seu primeiro ciclo de aceleração em janeiro de 2015, com 5 startups. As inscrições para os interessados ocorrerão a partir de outubro. Fique ligado!

Enquanto avança no projeto, o time do Illuminante tem realizado vários eventos sobre startups, inovação, design, tecnologia, sempre às terças-feiras. No dia 19 de agosto houve mais uma Terça da Inovação, com o tema inovação, empreendedorismo e design thinking.

A ideia de mobilizar gente qualificada para agitar a cena de startups e tecnologia em uma ‘cidade de governo’ não é nova. Washington tem uma super cena de startups e de tecnologia, que cobrem várias áreas além do mundo digital.

Vamos ficar de olho para ver o que acontece em Brasília!

 

 

O post Brasília tem vida além do Governo – até uma aceleradora no horizonte apareceu primeiro em Startupi.com.br.

fbecc RBPoiCYXip

Via RSS de startupi

Leia em startupi

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot