X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Para hackear chaves de criptografia, basta tocar um laptop do jeito certo


Pesquisadores descobriram uma maneira de usar o toque físico para decodificar chaves de criptografia, feitas para proteger suas informações. Para isso, basta medir o potencial elétrico percorrendo seu computador enquanto ele está trabalhando.

O MIT Technology Review discute um trabalho feito na Universidade de Tel Aviv (Israel) que detalha o processo de medir o potencial elétrico em laptops. Existem várias maneiras de fazer isso: você poderia, por exemplo, inserir um fio no computador. Mas isso não é tão emocionante quanto usar sua própria mão – de preferência suada! – ligada a um fio, e depois “analisar o sinal usando um software sofisticado”.

Os autores explicam o processo no texto Tire Suas Mãos do Meu Laptop:

Este potencial pode ser medido por um fio simples e não-invasivo que toca uma parte condutora do laptop (como o dissipador de calor ou a blindagem eletromagnética de portas HDMI, USB, Ethernet, VGA e DisplayPort), e que esteja conectado a um amplificador e digitalizador adequado. O potencial do chassi, medido dessa forma, é afetado pelo processamento feito no computador, e nossos ataques exploram isso para extrair chaves RSA e ElGamal dentro de alguns segundos.

Segundo os pesquisadores, usar a mão para roubar chaves de criptografia “é especialmente eficaz em clima quente, uma vez que os dedos suados oferecem menor resistência elétrica”.

cabaf YltWhGgyX s

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo
Comente este artigo

Populares

Topo