X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Canal do Otário foi censurado pelo Marco Civil da Internet?


Uma decisão judicial ordenou que o YouTube tire do ar, no Brasil, um vídeo publicado pelo Canal do Otário onde ele fala sobre os Correios. O autor do vídeo está culpando, equivocadamente, o Marco Civil da Internet por ter seu vídeo tirado do ar.

Tweet de Canal do Otário: "Pois é pessoal, o #MarcoCivil já está valendo. O vídeo que fiz sobre os CURREIOS está proibido no Brasil!"

Tweet de Canal do Otário: "Obrigado @marcogomes pela sua luta e defesa do #MarcoCivil! Olha aí o resultado"

Decisões judiciais tiram conteúdo do ar na Internet brasileira desde sempre, isso não começou após a aprovação do #marcocivil e esta lei não tem ligação com o caso do Canal do Otário. Lembram do caso em que o YouTube ficou inacessível no Brasil após uma liminar por causa de um vídeo com a Daniela Cicarelli? Não havia Marco Civil na época.

Ao contrário do que o Canal do Otário afirma, o Marco Civil da Internet traz mais garantias para a liberdade de expressão na internet, não a ameaça como ele insiste em dizer. O Marco Civil define, no seu art. 19, que o provedor só tem obrigação de tirar o conteúdo do ar após ordem judicial; antes o conteúdo poderia ser tirado do ar com um simples aviso, pois o provedor era considerado cúmplice se não tirasse do ar após o aviso, mesmo sem ordem judicial.

Além disso, se no caso do Canal do Otário o conteúdo tivesse sido tirado do ar realmente por um mecanismo do #marcocivil, uma declaração judicial estaria no lugar do vídeo (conforme art. 20), e não há este aviso.

O que você acha da atitude do Canal do Otário?

Vídeo no Canal do Otário indisponível, com aviso "Este conteúdo não está disponível neste domínio de país devido a um mandado."

“Este conteúdo não está disponível neste domínio de país devido a um mandado.”

The post Canal do Otário foi censurado pelo Marco Civil da Internet? appeared first on Marco Gomes.

ec marcogomes i Al GsslVk GDokrhVSZw FzBnMynLo

ec Al GsslVk

Via RSS de Marco Gomes

Leia em Marco Gomes

Comente este artigo

Populares

Topo