X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Myanmar: oportunidades e desafios do outro (lado do) mundo


aa idea box myanmar birmania

Você acha que montar uma startup no Brasil é difícil? Pense então como é fazer isso em um País onde:

somente 10% da população tem telefone, 5% tem celular e somente 1% tem internet! De um total estimado de 60 milhões de habitantes, cerca de 50 milhões nunca fizeram uma ligação telefônica.

Repito: 50 milhões nunca fizeram uma ligação telefônica! Sabe que lugar é esse? Acertou quem pensou em Myanmar (também conhecido como Birmânia). Um dos países mais fechados do mundo até bem pouco (iniciou um processo de abertura em 2011), Myanmar é dos que mais cresce no sudeste da Ásia atualmente. É também um campo totalmente virgem para startups digitais e, como você deve ter pensado, um ligar onde a internet praticamente não existe!

O que há ou pode existir de startups digitais nesse ambiente?

Conversei há pouco sobre os desafios e oportunidades em Myanmar com Julian Gorman, co-fundador da IdeaBox Myanmar, uma aceleradora e incubadora baseada em Yangon. A Ideabox é uma unidade da Ooredoo, empresa de telecomunicações do Qatar que está começando suas operações em Myanmar. Um exemplo próximo que temos desse modelo é a Wayra, da Telefonica. O governo de Myanmar concedeu licenças para duas empresas (a Telenor, com origem na Noruega, e a Ooredoo, do Qatar) instalarem e operarem redes de celular em dados. Em alguns anos, espera-se que 95% da população tenha a possibilidade de se conectar à internet banda larga. Será um salto do Século XIX direto para o Século XXI!

É de olho nas oportunidades que decorrem dessa mudança a IdeaBox está trabalhando. Foram recebidas 80 inscrições e pré-selecionadas 10 dessas, com a expectativa de que 4 a 6 projetos/times/startups sejam selecionados para a primeira turma. Serão selecionados tanto startups para serem aceleradas como times de empreendedores a serem incubados – formar talentos é questão chave por lá. Outras iniciativas como o Project Hub Yangon também aproveitam a onda e trabalham para desenvolver o ecossistema local. Iniciativas globais como a Global Entrepreneurship Week, Lean Startup Machine, Barcamp já chegaram por lá – este último com um record de participantes no último evento: mais de 8000 pessoas.

Por fim (ou será só o começo?), a Rocket Internet já chegou por lá também, desembarcou localmente empresas que desenvolveu em outros mercados e fez investimentos locais. Cena movimentada! O desenvolvimento do ecossistema de inovação e startups tem sido puxado por empreendedores locais que viviam no exterior e estão retornando ao País. Também, por estrangeiros que vão em busca de oportunidades.

Será difícil encontrar um lugar onde o ditado “quem tem olho em terra de cego é rei” possa ser tão verdade como em Myanmar. Como todo e qualquer negócio digital é novo por lá, Myanmar deverá se tornar em breve um paraíso para os copycats. Julian identifica como principais áreas de aplicação a serem desenvolvidas: educação, consumer life e comércio eletrônico.

Ficou interessado? Confira o áudio da entrevista.

The post Myanmar: oportunidades e desafios do outro (lado do) mundo appeared first on Startupi.com.br.

acccf yaZ upo

Via RSS de startupi

Leia em startupi

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot