X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Certeza de um futuro incerto


Nesta semana, terei de ministrar uma palestra sobre a Geração Y e as Corporações do Futuro. Geração Y e futuro são dois temas profundamente ligados, ainda. Mas a Geração Y começa a descobrir algo novo. Eles chegaram como a promessa de um futuro diferente, novo e com valores relevantes. Chegaram em um país com uma economia pulsante, em um mundo globalizado e com tecnologias que, praticamente, baniram da terra a idéia de impossível.

Mas este futuro começa a se mostrar e traz a consciência de algo, no mínimo, frustrante, por vezes enervante: o futuro é uma surpresa. Impossível prevê-lo? Sim.
A realidade é que quando falamos que uma geração é o futuro, quer dizer que ela está mais à vontade com o que surge de novo no presente. O futuro, porém, é desconhecido para eles, tanto quanto para os demais. Cada geração, em cada momento, consegue ver, do seu ponto de vista e com o seu repertório, um pequeno pedaço do futuro. Ninguém consegue vê-lo em sua totalidade. Nem mesmo as cartomantes, adivinhos, mediuns e afins. Estes também conseguem acessar fragmentos do que virá.

O Japão e o mundo tentam, agora, lidar com uma surpresa de magnitude alarmante. Tecnologia, ciência e conhecimento não puderam prever o que estava por acontecer. Mas a imprevisibilidade é parte fundamental para qualquer um que queira lidar com o futuro. Haverá sempre um pedaço do futuro que não foi previsto, ou que, por pura teimosia ou destino, desviará completamente do que nosso plano havia determinado.

A Geração Y começa a ver que nem todos seus planos se realizaram, nem todas suas ideias se concretizaram e que nem todos estão conseguindo se destacar como a principal promessa do futuro do planeta. Começam a colocar a prova, não mais apenas sua criatividade para ter ideias inovadoras, sua capacidade de gerar uma informação em seu quarto e divulgá-la para centenas de milhares de pessoas em poucas horas, mas também a sua capacidade de lidar com aquilo que está acontecendo de maneira diversa ao que a sua visao de futuro gostaria.

A Geração Y cresceu rápido como o jovem promissor que impressinou os executivos de cabelos brancos. Foram convidados a sentar em cadeiras grandes e de couro. Agora o tempo está passando e estes velhos executivos estão olhando pra eles e dizendo: E ai?

Rápido, não? Pois é. Tudo é muito rápido e logo mais eles sentirão também em seus calcanhares o chegar de uma nova geração sobre a qual todos falarão e farão palestras.

Por fim, o que chega agora é um período fascinate para estes jovens Y. É hora da Geração Y amadurecer e começar a se preparar para ser, em alguns anos, não mais o jovem empolgado, mas também o líder inspirador, que terá de receber os jovens que chegarão com suas críticas, demandas e desafios.

Marcio Svartman é consultor, publicitário, mestre em psicologia, bba Marciopalestrante, fuçador e questionador. É diretor da Elos Comunicação, um dos idealizadores da SatyaWork Desenvolvimento Organizacional e autor do livro “Você pra mim é problema seu”. Ele twitta aqui.

 

Via RSS de ResultsON

Leia em ResultsON

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot