X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Cientistas conseguiram criar o primeiro roteador quântico do mundo


Apesar das pessoas se empolgarem com a ideia de que a Internet do futuro será movida a partículas quânticas, ninguém realmente sabe como isso funcionará ainda. Mas físicos chineses deram um passo na direção certa, criando o primeiro roteador quântico do mundo.

Se ele puder ser feito para trabalhar em larga escala, a informação quântica transformará o modo com que enviamos dados: em vez de mandar apenas os zeros e uns do código digital, a comunicação quântica pode enviar informações em uma sobreposição de estados que representam ambos zeros e uns ao mesmo tempo. É muito legal, e muito doido.

Atualmente os cientistas conseguem enviar apenas fótons carregando informação quântica na distância de um único cabo de fibra ótica; eles não conseguem transmitir fótons usando tubos diferentes, que é um processo conhecido como roteamento. Normalmente, esse processo (incluindo a forma como ele ocorre nesse roteador que você tem aí em casa) depende da leitura dos dados dentro da transmissão, conhecido como sinal de controle, que determina para onde a informação pode ser enviada.

O problema é que ler um sinal de controle no universo quântico o destrói — tornando impossível ao roteador usar os dados incorporados no sinal. A saída até então seria usar sinais de controle não-quânticos, o que significaria, para início de conversa, perder muitos dos benefícios do uso da informação quântica.

O novo dispositivo da Universidade Tsinghau, na China, cria um fóton quântico, que é uma sobreposição de dois fótons separados que estão nos estados polarizados horizontal e vertical. Esse fóton quântico é então convertido em dois fótons com menos energia que compartilham a mesma polarização dupla. Dessa forma, o roteador pode ler dados de um fóton, que se destrói, e usar o remanescente como o sinal de dados.

Isso talvez soe simples, mas o resultado pode soar um pouco esquisito ao observador casual: o que sai é, na realidade, um resultado probabilístico, o que nem sempre é a mesma coisa. Ainda assim, é dessa forma que o universo quântico trabalha. Há um impasse, porém: o dispositivo só consegue lidar com um bit de dado quântico por vez, o que o torna mais uma prova de conceito do que qualquer outra coisa.

Ainda assim, é o mais longe que alguém já conseguiu chegar no caminho para a Internet quântica — apenas não sabemos como as coisas serão quando estivermos lá. [arXiv via Technology Review. Foto: Jezper/Shutterstock]

b di
b RiayJgSkQyE

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot