X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Cientistas criaram um dispositivo que usa laser para detectar motoristas bêbados


Cientistas descobriram uma forma bem simples de detectar motoristas bêbados: com o uso de lasers. Na Universidade de Tecnologia Militar de Varsóvia, na Polônia, pesquisadores desenvolveram um dispositivo que consegue detectar o vapor do álcool dentro de carros em movimento – basta disparar o laser em direção ao veículo para saber se a pessoa que está dirigindo bebeu umas cervejas a mais ou não.

O estudo, detalhado aqui, criou um dispositivo. Ele fica nas mãos de policiais no canto das ruas, e eles disparam em direção ao carro. Com a ajuda de espelhos curvados e feixes de luz, ele consegue calcular e mostrar para os tiras qual é o nível de álcool no sangue do motorista – segundo os pesquisadores, o dispositivo conseguiu detectar concentrações de 0,1% de álcool no sangue ao simular a respiração de um motorista bêbado, mas eles acreditam que, em humanos, ele pode conseguir detectar níveis menores.

Ainda há muito o que fazer para aperfeiçoar o dispositivo, e alguns outros fatores podem influenciar no resultado. A presença de outras pessoas bêbadas no carro, por exemplo, assim como janelas abertas ou mesmo o ar condicionado. Mas mesmo no seu estágio atual ele pode ser útil: em blitz, policiais podem usar o dispositivo para filtrar quais carros podem e quais não devem ter um motorista embriagado. Em conjunto com o bafômetro, pode muito bem ajudar no combate aos motoristas bêbados.

Os riscos de dirigir embriagados são muitos, e as leis brasileiras são bem duras a esse respeito – desde 2012, qualquer concentração de álcool no sangue já considerado crime, e resulta em multa pesadíssima e a suspensão do direito de dirigir por um ano. [The Verge]

O post Cientistas criaram um dispositivo que usa laser para detectar motoristas bêbados apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

bf  YkgjwPkc

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot