X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Cientistas vão perfurar diretamente uma falha geológica prestes a causar um terremoto


A falha Alpina é a mais perigosa falha geológica da Nova Zelândia – e uma das mais perigosas do mundo. Ela rompe com um terremoto de 8 graus de magnitude a cada 300 anos, aproximadamente, e o mais recente deles foi em 1717, o que significa que o próximo deve estar a caminho. E o que faremos em relação a isso? Simples: furar um buraco de 1,5km nela.

Apesar de tudo o que sabemos sobre terremotos em 2014, ainda somos muito ruins em prevê-los. Cientistas não têm ideia do que acontece dentro de uma falha ativa nos meses, dias e minutos que antecedem um tremor. O Deep Fault Drilling Projetc, da Nova Zelândia, fará com que cientistas furem pela primeira vez uma falha prestes a causar um enorme terremoto.

A perfuração, com cerca de 1,5km de profundidade e 10cm de diâmetro, vai até a “zona de esmagamento” onde uma placa tectônica atinge a outra. Um conjunto de sensores fará medições de temperatura, pressão, som e imagens da falha ativa. Amostras de rochas serão coletadas para estudar as cicatrizes deixadas por atividades sísmicas passadas.

“Realmente não sabemos o que vamos encontrar quando chegarmos na zona da falha”, diz um dos líderes do projeto, Rupert Sutherland, em um press release da Universidade Victoria. O projeto de perfuração é sem precedentes. Cientistas já furaram uma falha antes: um pedaço da Falha de Santo André, na Califórnia, que causa terremotos pequenos, mas frequentes. Mas este novo projeto é completamente diferente, com o objetivo de olhar de perto uma falha que está prestes a lançar um terremoto gigante e mortal. Seja lá o que eles vão encontrar, fico feliz em estar bem longe. [Victoria University,Nature]

O post Cientistas vão perfurar diretamente uma falha geológica prestes a causar um terremoto apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

dd dADgD m fo

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot