X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Como a Apple manteve o iPhone em segredo desde o princípio


O caso Apple vs. Samsung vem revelando diversos segredos. Um deles veio do vice-presidente sênior da Apple, Scott Forstall: em seu testemunho, ele tinha algumas coisas interessantes a dizer sobre a criação do iPhone, que começou em 2004.

Quando Steve Jobs decidiu que a Apple faria um celular, Forstall recebeu a tarefa de criar uma super-equipe. Mas ele teve que lidar com diversas restrições para garantir que o iPhone ficasse em segredo.

Primeiro, Forstall não podia contratar ninguém fora da Apple: todos os membros da equipe do iPhone, então chamado de “Projeto Purple”, foram selecionados dentro da empresa. Além disso, Forstall não podia dizer a ninguém o que ele estava fazendo – nem mesmo para convencer funcionários a trabalhar no projeto. De acordo com seu testemunho, o jeito era dizer a eles:

Nós estamos começando outro projeto. Ele é tão secreto que eu não posso lhe dizer o que é esse projeto… Você vai ter que desistir de noites e fins de semana por uns dois anos.

Parece tenso, mas funcionou relativamente bem. E mesmo depois que o projeto começou, as medidas de segurança continuaram fortes. De acordo com o AllThingsD:

A equipe pegou um dos edifícios da Apple em Cupertino e o trancou. Começou com um só andar com leitores de crachá e câmeras. Em alguns casos, mesmo funcionários da própria equipe tinham que mostrar o crachá de cinco a seis vezes.

A Apple é conhecida por sua cultura de manter seus produtos em segredo, e já contratou funcionários para projetos falsos a fim de saber se eles eram confiáveis.

Inspiração?

fb picO testemunho de Forstall continuou com o advogado da Samsung, que mostrou um e-mail entre Steve Jobs e Jony Ive em 2005. No e-mail, Steve comentava o celular Samsung SGH-E910 com clickwheel (ao lado), e dizia: “esta pode ser nossa resposta”. Na época, a Apple considerava criar um iPhone com clickwheel – como o iPod – mas não havia decidido como posicionar os botões.

O advogado então perguntou: isto é um exemplo de que celulares da Samsung inspiraram o iPhone? Forstall respondeu que não sabia ao certo se Jobs estava descrevendo um aspecto do SGH-E910, ou mencionando uma solução própria. Ele ainda disse: “eu nunca instruí ninguém a copiar nada da Samsung”.

Depois, a defesa da Samsung mostrou um e-mail interno da Apple, enviado em 2008, dizendo que eles compraram vários celulares da concorrência para compará-los. Forstall explicou que a equipe comparou apenas o desempenho das antenas, e disse: “Tudo bem comparar por motivos de desempenho, [mas] não é certo copiar algo descaradamente”.

O julgamento continua nesta segunda-feira. [AllThingsD, The Verge e Wired]

Imagem por Mobile Review

fb di
eae SYkLKtcH

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot