X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

5 razões porque um blog corporativo fracassa 4/5


O desenvolvimento de um blog corporativo acaba sendo como uma maratona: poucos chegam ao final.

blog da patagonia - um bom exemplo de blog corporativo

O blog da Patagonia é um exemplo de um ótimo blog corporativo.

A maioria dos criadores de blog querem definir o plano geral de comunicação para o blog da empresa mas apenas metade deles gasta o tempo necessário para desenvolver uma estratégia relevante de conteúdo. Desses, apenas 50% são bons blogueiros e apenas alguns poucos trabalham para achar seu tom para que ele combine “harmoniosamente” com o conteúdo e com o objetivo do blog.

Se você conseguiu evitar os três primeiros erros de um blog corporativo expostos nos nossos últimos artigos, você já deve estar com uma boa presença digital. Se você quer discutir um pouco mais sobre o seu blog, envie-nos o seu endereço para que possamos dar nossa opinião (Comente esse post com o endereço ou envie um email para [email protected]).

Os blogs corporativos feitos com esse nível de “expertise” já começam bem mas precisam se diferenciar também em outro fator importante: a experiência do usuário, também chamada de UX – user experience.

4. Negligenciando a experiência do usuário

A maioria das pessoas associa a UX (user experience – experiência do usuário) com um design bonito. Na verdade, a UX implica em muitas outras coisas, dentre elas o “timing”.

Preste atenção no seu “timing”

Deixe seu conteúdo de lado por alguns instantes e questione seu timing. Quando um blog não chama atenção esperada, o reflexo é pensar que os tópicos escolhidos não estão alinhados com os interesses dos leitores e que mudando-os você irá solucionar esse problema. Mais ainda, quando a estratégia do blog foi bem definida, raramente o conteúdo é o problema e mudá-lo só vai fazer o problema piorar.

Há um outro fator que pode ser questionado quando se questiona sua eficiência: timing. É de extrema importância definir certos horários de publicação para o sucesso de um conteúdo durante a semana para se ter uma exposição maximizada. Por exemplo, é crucial se definir onde seus clientes e prospects estão e tentar encontrar caminhos de fazer seu conteúdo chegar lá.

Comprometa-se com seu blog de verdade

Muitos blogs são “aposentados” antes da hora por falta de resultados imediatos. É um erro pois muitos deles estão prestes a dar resultado. É importante não apenas entender sua estratégia de mídias sociais como um desafio de longo-prazo mas também se comprometer com ela. Publicar frequentemente em seu blog acelera muito a eficácia de seu blog. Quanto mais você publicar em seu blog, mais visitas ele terá e maiores as chances de aumentar o engajamento dos visitantes e gerar um ciclo virtuoso.

Dê atenção aos detalhes

Seja persuasivo. A batalha para aparecer na primeira página no Google que muitas empresas travam se esquecem da necessidade de criar títulos persuasivos em seu blog. Você tem que ter certeza que seus títulos possuam todas as palavras-chave para melhorar o seu SEO mas também precisa fazer com que os leitores achem-o suficientemente atrativo para que haja o clique e a leitura.

Isso é o que está aconteceu com o jornal New York Times recentemente. O jornal publicou um artigo interessante mas uma parte significativa do seu tráfego foi roubado pela Forbes. Como? Porque a Forbes, mesmo publicando um artigo similar usou um título mais persuasivo. Enquanto o New York Times publicou o artigo com o título “Como as empresas aprendem seu segredo” (How Companies Learn your secret), a Forbes entitulou-o como “Como a Target descobriu que uma menina estava grávida antes que seu pai” – (How Target Figured Out A Teen Girl Was Pregnant Before Her Father Did). Entendeu? Ser dramático funciona muito bem, pode acreditar.

Seja simples

As regras que funcionam para o design do seu blog são parecidas as usadas para websites em geral. Lembre-se: nem todo mundo tem o último laptop da Apple ou similar. Por isso, eu recomendo manter o design do seu blog simple inclusive para carregado rapidamente. A velocidade é muito importante. Uma página que carrega em 2 segundos em seu computador de última geração pode levar 10 segundos em um computador mais antigo e portanto vai ser uma experiência “desagradável” para que está do outro lado.

Faça o seu site desaparecer.

Seu website precisa ser confortável e fácil de operar e também de se “seguir”. Sites em geral pecam por:

  • Não deixar seu link para o RSS Feed destacado. Não esqueça de deixar seu link para seu RSS Feed nos lugares mais “óbvios”.
  • Não deixar seus botões de compartilhamento destacados. Faça seus botões de compartilhamento estarem no lugar certo e na hora certa: quando seu leitor sentir que o conteúdo é realmente bom e que ele vai ser importante para outros amigos e queira compartilhar.
  • Texto não formatado ao se clicar em “Tweetar”. Tenha certeza que o texto que você colocou no botão de Tweetar está bem feito. Um tweet que faz o trabalho é: “Título do artigo. http://short.url.com.br via @suaempresa #hastag”. Evite “via @AddThis” ou “via @wordpress”.

Uma experiência boa e honesta

Muita gente pode não perceber mas nossas decisões tem como base um julgamento ético implícito, não-articulado.

Explico melhor: Você entra em um site que oferece um negócio muito bom e quando você vai entender melhor, aquilo era apenas um chamariz para chamar a sua atenção. Por outro lado, um outro site menos “chamativo”, vai ganhando sua confiança ao ser transparente, entregar o que promete e sempre respeitar você nos mínimos detalhes, seja ele na legibilidade dos textos, até na maneira em que te conduz pelas páginas, sem nunca tentar usar de práticas “espertas” de persuasão.

Como você se sentiria se fosse você lendo e interagindo com o blog da sua marca? Você está construindo uma relação de confiança ou está tentando “pegar” clientes aos milhares com “espertezas marqueteiras”?

O esperto é tão esperto que ele mesmo se engana, já diziam alguns.

O importante em um blog é construir uma experiência honesta e confiável em torno da sua proposta e conceito agregando gradualmente pontos positivos a sua marca. Como isso é raro, quem faz tem uma vantagem enorme em frente aos competidores. Como confiança é fácil de perder e difícil de ganhar, leva-se muito tempo para construir confiança mas vale toda a pena.

Análise a experiência do seu blog e veja por todos os ângulos se seu blog está sendo sincero e honesto nos mínimos detalhes. A experiência tem que ser honesta senão seu blog estará comprometido.

Legibilidade e conforto para leitura: Menos é mais

Blogs tem como fundamento seu conteúdo. Não adianta ter um design “caprichadinho” ou que peque pelo excesso com conteúdo ruim, obsoleto ou sem legitimidade. Mas para se consumir o conteúdo, o usuário precisa de um certo conforto, como fontes grandes e legíveis em diversos tipos de monitores. Fundo preto, nem pensar. Os melhores blogs tem fundo branco com tipologias grandes em preto como um jornal. Tente deixar tudo que não precise estar em seu blog fora dele. Menos é mais.

Tenho visto muitos blogs que tentam demais agradar visualmente mas pecam pelo pouco cuidado com o conteúdo. Isso não dá certo. O design de um blog é focado na legibilidade e simplicidade, não em gráficos.

Simplifique seu blog, dê mais leitura aos textos, facilite o compartilhamento e escreva conteúdo útil e informativo. Foque em oferecer o que puder a cada linha de texto de uma forma legítima e original.

Fazendo uma busca na internet encontrei uma lista dos melhores 10 blogs corporativos nos EUA. Vale a pena analisar e tirar suas próprias conclusões.

Se você seguir as dicas que escrevemos nessas primeiras 4 partes da série você já deve estar com um blog corporativo muito bom.

Uma boa estratégia, conteúdo, tom e experiência do usuário irá causar uma boa impressão e se tudo der certo, você vai criar uma audiência fiel. E, irá começar a se destacar em relação a seus concorrentes. Porém, isso não dura pra sempre: a medida que você obtém sucesso, fique pronto para ser cada vez mais inovador e adaptativo.

Na próxima semana, a última parte da série de posts: 5 razões para o fracasso de um blog corporativo. Fique no loop. Não perca, assine nossa newsletter e receba direto no seu email.

Receba posts como este direto no seu email

Nós escrevemos sobre Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e de Mídias Sociais e tudo que possa trazer resultados para seu empresa no mundo digital. Vale a pena.

ae ayRaCvNM

Via RSS de YOW I Soluções para Inbound Marketing

Leia em YOW I Soluções para Inbound Marketing

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot