X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Como a gestão de tempo pode te ajudar a gerenciar seu novo negócio


O artigo de hoje foi escrito pela autora convidada Bruna Rodrigues

Convenhamos, o tempo pode ser um grande inimigo dos empreendedores por conta da responsabilidade e sobrecarga; há muitas coisas para resolver, muita responsabilidade, muitas pessoas te procurando. Isso tudo unido ao trânsito caótico das metrópoles brasileiras faz o tempo parecer insuficiente e pressões como essas acabam interferindo em noites de sono, alimentação e vida pessoal. Consequentemente, isso tudo pode prejudicar o rendimento do seu trabalho.

Conheça então algumas dicas de gestão de tempo para que você se organize durante o dia e, sem dificuldades, melhorar o andamento da sua empresa.

Gestão de tempo

Uma boa gestão de tempo pode aumentar muito sua produtividade

Saiba priorizar

Ganhar tempo e saber priorizar as tarefas é muito importante para que o seu trabalho renda. Na correria você pode acabar fazendo tarefas de menor importância no lugar de outras tarefas que são mais urgentes.

Também é importante você saber lidar com imprevistos. Algumas vezes você pode ter certeza que você vai conseguir terminar todas as suas tarefas, mas por conta de algum imprevisto, você acaba não conseguindo.

Para não ter dor de cabeça e precisar ficar mais tempo no trabalho ou resolver problemas em casa, organize seus horários e prioridades sempre contando com algo inesperado. Se nada acontecer, você só ganha mais tempo!

Tenha sempre uma “to-do-list”

Ter uma lista de tarefas é fundamental para o bom desenvolvimento delas durante o dia. Ao criar uma lista de tarefas e visualizá-las durante todos os horários do seu expediente, você acaba tendo uma noção melhor do que pode ou não incluir na sua agenda naquela data específica.

Ela também é mais uma facilidade na hora de não se perder entre coisas feitas e não-feitas e ainda pode estar com você a qualquer momento através de diferentes dispositivos móveis.

Existem diversos programas, redes sociais e/ou aplicativos para celular que podem te mostrar a qualquer momento quais são as atividades planejadas para o dia e ainda enviar lembretes a você determinado tempo antes do horário agendado. Entre eles estão o Google Calendar, o Listography e o Todoist.

Delegar tarefas

Um empreendedor deve confiar em grande escala na sua equipe. Se isso não acontecer, você não sentirá segurança em distribuir as tarefas importantes para que eles realizem e ficará sobrecarregado. Portanto, é importante saber quem você está contratando, já que isso pode prejudicar consideravelmente o rendimento da empresa.

Saber exercer esse tipo de competência facilitará as coisas criará andamento na sua rotina. E assim, você poderá se dedicar às tarefas que só você pode realizar.

Para se aprofundar no tema, confira a entrevista Como delegar tarefas no dia-a-dia.

Não interrompa suas atividades

Apesar dos funcionários te procurarem com uma certa frequência para tirar dúvidas sobre as mais diversas atividades, se você estiver dedicado a outros assuntos, não deve se deixar interromper (exceto quando o caso é urgente, é claro) a ponto de perder a atenção. Isso faz com que o tempo dedicado àquela tarefa renda sempre.

Tentar estar concentrado na maior parte do tempo melhora a qualidade das suas atividades e as torna mais eficientes.

Breaks?

Aqueles tempinho que você tira para tomar um café, por exemplo, devem ser pré-determinados e respeitados. Abstrair uns minutinhos entre uma tarefa e outra pode fazer o seu trabalho render mais, mas muitas interrupções são prejudiciais.

Algumas vezes você acha que não está rendendo o suficiente, resolve dar um break e acaba demorando tempo demais para voltar a se concentrar e fazer aquilo que estava fazendo do que se tivesse dado seguimento contínuo à mesma tarefa.

Faça coisas de manhã

Como já dito antes aqui no Saia do Lugar, a manhã é a melhor amiga do empreendedor.

Organizar seu dia cedo e, muitas vezes, usar as primeiras horas do dia para executar tarefas mais complexas enquanto sua empresa ainda está vazia pode auxiliar sua concentração e, ainda, as elimina do resto do dia, quando parte da sua atenção deve ser voltada a seus funcionários. Mas se você também quiser usar a primeira parte da manhã para fazer outras coisas, como exercícios físicos, saiba que isso também faz uma grande diferença em todo o resto do dia, dando mais ânimo e disposição a você.

Existem diversas escolas especializadas em cursos destinados à administração e otimização de tempo e procurá-las pode ser uma estratégia inteligente. Com um pouco de esforço e pequenas mudanças de hábito, seu dia pode realmente ter 48h.

Nota do editor: Se você se interessa em se aprofundar nessa área de gestão de tempo e aumento de produtividade, recomendo muito o e-book Produtividade Sem Enrolação, escrito pela equipe Empreendemia. Modéstia a parte, ficou excelente!

Para baixar o e-book gratuitamente é só clicar aqui.

Obs.: Créditos da imagem Shutterstock

The post Como a gestão de tempo pode te ajudar a gerenciar seu novo negócio appeared first on Saia do Lugar.

fbea SaiaDoLugar i Enzkt rMZg IDtnqCa nY DDqBpKExk

fbea Enzkt rMZg

Via RSS de Saia do Lugar

Leia em Saia do Lugar

Comente este artigo

Populares

Topo