X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Como aprender qualquer coisa em 20 horas


aprender

Sempre fui viciado em aprender coisas novas. É meu estilo, faz parte do meu lazer. Algumas coisas são úteis, outras nem tanto, outras você não sabe quando vai precisar. Seja para usar no seu trabalho, ou como hobby, ou para jogar conversa num bar. Não importa, é extremamente gratificante e prazeroso aprender.

E aprender qualquer coisa é muito mais rápido do que você imagina. Qualquer pessoa pode aprender qualquer coisa, depende só de vontade e disciplina.

O escritor Josh Kaufman disse, em uma apresentação do TED, que é preciso apenas 20h para você aprender qualquer coisa. Para isso, Kaufman numera 4 passos:

  1. Defina exatamente o que quer aprender
  2. Aprenda o suficiente para se auto corrigir
  3. Elimine as distrações
  4. Pratique por pelo menos 20 horas

Vale a pena conferir o vídeo e aprender mais sobre como aprender mais:

(Link para o vídeo no Youtube)

Eu concordo com tudo o que ele disse. Mas gostaria de refinar um pouco mais e expor uma metodologia de aprendizado que venho usando já há vários anos:

  1. Defina exatamente o que quer aprender
  2. Estude o suficiente para se orientar
  3. Procure por ferramentas ou metodologias
  4. Foque no básico
  5. Pratique por pelo menos 20 horas

Vamos definir cada etapa:

1. Defina exatamente o que quer aprender

Esta etapa parece fácil mas não é. Não adianta querer abraçar tudo de uma vez. Quebre essa área em pedaços menores e decida qual você quer atuar em cima.

Por exemplo, neste final de semana que passou eu decidi aprender a mexer com 3D no computador. Mas o que diabos é 3D no computador? Se quebrarmos em pedaços menores, temos:

  • Modelagem 3D
  • Animação
  • Renderização

Podemos quebrar mais, mas cheguei numa fragmentação plauzível de se aprender em 20h. O que eu realmente queria aprender era Modelagem 3D, então passei a ignorar tudo que fosse de animação e renderização.

Mas não fique enrolando. A decisão deve ser rápida e a iniciativa deve ser tomada logo.

2. Estude o suficiente para se orientar

Gaste uma hora, ou duas no máximo, para entender o básico do básico e conseguir sair do lugar, principalmente se você não sabe nada do que vai enfrentar

No exemplo da Modelagem 3D eu não precisei estudar nada pois já tenho experiência com design em duas dimensões e muita coisa de cá pode ser aplicada lá.

Outro exemplo que posso dar é quando tive duas semanas para estudar pro TOEFL (exame de proficiência da língua inglesa). Apesar de eu ter estudado inglês quando pirralho, eu não tinha menor noção de como era a prova. Solução? Procurar uma prova. Com isso eu saberia o que eu tenho que praticar para mandar bem.

3. Procure por ferramentas ou metodologias

Está na hora de procurar alguma ferramenta ou metodologia para começar a botar em prática o seu aprendizado.

Seja rigoroso com as restrições do que você procura assim como você foi rigoroso no primeiro passo. Deixe as tentações de lado, tenha foco.

Por exemplo, como eu decidi por aprender Modelagem 3D, eu deveria procurar uma ferramenta de Modelagem 3D apenas. É muito fácil eu ficar tentado por algumas ferramentas mais completas pois além de satisfazerem o que eu preciso, elas fazem muito mais! Fazem animações e renderização, sem falar que possuem tantas outras coisas que não faço menor ideia se eu vou usar.

Outro exemplo é o episódio do TOEFL. Fazia anos que eu não praticava inglês, portanto não lembrava quase nada das regras gramaticais. Mas a prova só tem seções de reading, listening, speaking e writing, nada de gramática. É tentador tentar decorar todas as regras gramaticais, principalmente para usar no speaking e writing, mas não dava tempo. Foquei em treinar escrever a mesma coisa de forma diferente e que eu soubesse que estaria gramaticalmente correta.

4. Foque no básico

Para qualquer coisa na vida você consegue dividir em duas categorias:

  • Poucas coisas usadas muitas vezes
  • Muitas coisas usadas poucas vezes

Nem mesmo quem é experiente naquela área sabe de tudo. E nem precisa, usamos apenas algumas.

Alguns exemplos:

  • Uma guitarra tem infinitos acordes possíveis, mas uma música vai usar 3 ou 4. E várias músicas diferentes usam praticamente os mesmos.
  • O Photoshop tem infinitos filtros e ferramentas. Mas um designer usa apenas uns 10 durante 99% do tempo.
  • A língua inglesa tem aproximadamente 200 mil palavras. Mas apenas 25 palavras são usadas 33% das vezes. Ou 100 palavras são usadas 50% das vezes.

5. Pratique por pelo menos 20 horas

Aí, meu amigo, é a parte mais fácil. Tendo tudo em mãos, agora é botar a mão na massa.

Vale ressaltar que nesta etapa é preciso disciplina, organização, vontade e planejamento. É importante estabelecer metas e prazos, senão vira várzea.

Você pode dividir essas 20 horas na melhor maneira que você puder. Pode ser no final de semana, ou 4 horas por dia durante uma semana, ou uma hora por dia durante um mês.

Mas é preciso criar um compromisso. Tenha horários reservados e livre-se das distrações.

E depois?

Se tudo der certo, você terá aprendido o que tanto queria. Talvez não chegou no ponto que você imaginava, mas com certeza te deu um aprendizado suficiente para chegar onde você quiser com um pouco mais de esforço.

Se você gostou e quiser continuar praticando, vá em frente, não vai lhe fazer mal nenhum. Ou então, se você abandonar a prática, pode ter certeza que o dia que você retomá-la vai ser muito mais tranquilo.

E o mais divertido é que quanto mais você aprende, mais fácil será de aprender outras coisas novas. Você ganhará experiência do que, como e onde procurar. Você aprende a aprender.

Conclusão

É possível sim aprender qualquer coisa em até 20 horas. Basta ter vontade e disciplina. Não gaste tempo com o que não deve, vá direto para o mais importante: praticar.

E com a Internet fica ainda tudo mais fácil. Você consegue encontrar informações, ferramentas, materiais e tutoriais para praticamente tudo. Também é um bom lugar para trocar experiências sobre suas tentativas.

E você? Conte para gente o que você aprendeu ou quer aprender em 20h!

Abraços,
Mauro (pensando o que aprender no próximo final de semana)

P.S.: Créditos da imagem Shutterstock

The post Como aprender qualquer coisa em 20 horas appeared first on Saia do Lugar.

dace SaiaDoLugar i rKhajdGlg bXhWtbQiok DDqBpKExk

dace rKhajdGlg

Via RSS de Saia do Lugar

Leia em Saia do Lugar

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot