X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Como conseguir criptografia avançada usando um Nokia N9


Lembra-se do Nokia N9? Talvez não, já que foi um smartphone que praticamente nasceu morto e acabou não sendo usado por muita gente. Mas mesmo este dispositivo com três anos de idade ainda consegue ser uma peça de hardware bastante sofisticada. E ao usar o N9 e luz, físicos encontraram uma forma de gerar os algoritmos de números aleatórios usados para criptografar dados.

Algoritmos de criptografia modernos contam com entradas de números aleatórios – se os números não forem verdadeiramente aleatórios, é mais fácil quebrar a criptografia. E computadores, que são incrivelmente bons em seguir ordens, não são muito bons em serem aleatórios.

Uma maneira de conseguir números aleatórios é se aproveitar de variações no mundo das mecânica quântica, o que normalmente exige equipamentos enormes de laboratório. A luz tem uma aleatoriedade inerente. “De acordo com a mecânica quântica,” escreve William Herkewitz no Popular Mechanics, “é impossível prever exatamente quanto um átomo vai emitir uma partícula de luz. E em um espaço grande de tempo, o número exato de partículas de luz que qualquer fonte de luz vai produzir também é inerentemente aleatório.”

O Nokia N9, com sua câmera de 8 megapixels, é sensível o bastante para detectar essa variação quântica. Cada pixel da câmera detecta um número ligeiramente diferente de fótons, uma variação que é traduzida em um fluxo de números aleatórios. A prova de conceito sugere que o equipamento para a geração aleatória quântica pode ser radicalmente encolhido.

“Se todo mundo na Terra usar tal dispositivo constantemente a 1Gbps,” escrevem os autores no artigo científico, “demoraria 1060  vezes a idade do universo para alguém notar um desvio em uma cadeia de bits perfeitamente aleatória.”

Um físico não envolvido no estudo disse à Popular Mechanics que não há como verificar se a aleatoriedade vem do comportamento quântico em vez de outras propriedades físicas. Mas parece ser uma forma viável de gerar números aleatórios (ou algo muito próximo a isso) usando uma tecnologia até meio banal. [Popular Mechanics, ArXiv]

O post Como conseguir criptografia avançada usando um Nokia N9 apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

cbde HnYbRDnBCg

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot