X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Como fazer um vendedor ser ético e profissional.


cc adbadeebabcbc wi

Uma das perguntas mais frequentes que eu vejo por ai é: “Ricardo, os vendedores da minha empresa são tudo roda presa, sacanas, querem passar a perna no cliente, na empresa, no sistema, em tudo. O que eu devo fazer para profissionalizar essa turma?”

FAÇA O GERENTE DE VENDAS SER PROFISSIONAL E ÉTICO. 

Primeiro, defina com MUITA CLAREZA o que é PROFISSIONAL e ÉTICO para a sua empresa. Essas palavras são ultra genéricas, e não dizem nada. Se você não explicar DIREITO para a galera o que significa PROFISSIONAL e ÉTICO, com EXEMPLOS e HISTÓRIAS da própria empresa, a galera pode encontrar uma desculpa para falar que não entendeu. 

O mundo é muito maluco. Você ACHA que está sendo ético, mas os vendedores ACHAM que você NÃO ESTÁ sendo ético. E ai? Como fica? 

Cabe ao GERENTE DE VENDAS explicar, explicar, explicar o que é profissionalismo e ética para a sua empresa até todo mundo entender. Como se faz isso? Colocando o dedo na ferida, sendo ultra objetivo e assertivo em suas colocações, e se for o caso, trocando a galera. 

É fato. Sangue NOVO rejuvenesce a empresa. A cada 12 meses TODO MUNDO deveria trocar 30% do seu quadro de funcionários. 

Acabou o campeonato, desmantela o time – seja qual for o resultado que obteve no campeonato – e traga novos reforços para a nova temporada.

SANGUE NOVO coloca pilha nos velhacos que estão acomodados com os resultados de sempre. SANGUE NOVO gera conflito e faz a turma se mexer. 

Quer profissionalizar os vendedores? 

PROFISSIONALIZA O GERENTE! 

Antes de descer a lenha no seu vendedor, e chamá-lo de amador, faça uma reflexão sobre o nível de profissionalismo do gerente de vendas.

Quer ver algumas coisas? 

Então lá vai: 

1. O gerente de vendas da sua empresa é PROFISSIONAL em dar feedback para os vendedores? 

2. O gerente de vendas da sua empresa é PROFISSIONAL em contratar o cara certo?

3. O gerente de vendas da sua empresa é PROFISSIONAL em energizar a galera para ter pique máximo 10 horas por dia 5 dias por semana? 

4. O gerente de vendas da sua empresa é PROFISSIONAL em ampliar as vendas dentro das melhores contas da empresa? 

5. O gerente de vendas da sua empresa é PROFISSIONAL em desenvolver um braço direito para fazer o papel que ele não consegue fazer junto aos vendedores mais pangarés? 

6. O gerente de vendas da sua empresa é PROFISSIONAL em se relacionar com os DIRETORES da empresa para pedir recursos para a sua equipe? 

7. O gerente de vendas da sua empresa é PROFISSIONAL quando o assunto é CRM & Automação da Força de Vendas? O cara usa iPad, iPhone, CRM, BI, ERP na sua força máxima e PROVA aos seus comandados que essas ferramentas permitem aos vendedores fazerem mais com menos? 

8. O gerente de vendas da sua empresa é PROFISSIONAL e ambicioso o suficiente para sonhar grande e fazer a turma perceber o quanto ele quer crescer e ir muito longe? 

9. O gerente de vendas da sua empresa é PROFISSIONAL o suficiente para estudar o ciclo de vendas, e criar iniciativas de geração de demanda para encurtar o tempo de fechamento das vendas ao invés de ficar jogando a culpa em preço e concorrência? 

10. O gerente de vendas da sua empresa é ÉTICO o suficiente para ser humilde e reconhecer que não faz nada disso, e por isso não pode exigir profissionalismo dos seus vendedores já que ele não passa de um gerente de vendas amador???? 

Galera, eu posso listar outras trocentas tarefas que um gerente de vendas PROFISSIONAL e de PULSO FIRME deveria fazer. Enquanto não fizer isso, não rola profissionalismo em vendas. 

Agora, se você é vendedor, e não tem um gerente de vendas para fazer isso por você, SE VIRA, faz você sozinho! 

ARREBENTA!! 

Via RSS de BizRevolution. Um Novo Olhar Sobre As Mesmas Coisas.

Leia em BizRevolution. Um Novo Olhar Sobre As Mesmas Coisas.

Comente este artigo
Comente este artigo

Populares

Topo