X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Como levar saúde para dentro da empresa?


Entre todas as responsabilidades de um microempreendedor, o bem estar de seus colaboradores não deixa de ser uma delas também. As condições de saúde de um funcionário sem dúvida terão influencia no seu desempenho profissional.

A obesidade e outras doenças crônicas, como a hipertensão e o diabete, tiveram sua incidência aumentada nos últimos anos e estão cada vez mais presentes no corpo funcional das empresas. Prevenir problemas de saúde entre nossos colaboradores também é um meio de garantir a qualidade do serviço ofertado pelo nosso empreendimento.

Apesar de a primeira vista estas doenças não parecerem impossibilitar a execução do trabalho, as conseqüências que elas trazem podem sim afastar um funcionário por meses e inclusive aposentá-lo antes do tempo. A obesidade, por exemplo, é uma doença que pode deixar uma pessoa fatigada, com dificuldade para exercer determinadas funções ou ainda provocar dores em membros ou articulações que o deixam sem possibilidade de continuar com suas atividades na empresa. O diabete e a hipertensão são fatores de risco para problemas como o infarto e o acidente vascular cerebral, que poderão impossibilitar o retorno ao trabalho.

Não estou dizendo que se deve evitar a contratação de pessoas portadoras destes problemas de saúde, até porque eles podem surgir a qualquer momento e em qualquer pessoa. Mas, como passamos a maior parte do nosso dia no trabalho, podemos usar este ambiente para incentivar as pessoas a terem um cuidado maior com seu corpo. E como fazemos isso?

1. Cultivando bons hábitos dentro da empresa, como por exemplo, um momento de pausa para exercícios laborais e a divulgação em quadros de avisos de folhetos ou reportagens sobre saúde, alimentação saudável, exercícios físicos.

2. Se você disponibiliza refeições aos seus funcionários, tenha certeza que a empresa contratada para o serviço está oferecendo uma alimentação equilibrada, com opções de alimentos saudáveis.

3. As pausas para pequenos lanches também são importantes. Um intervalo de 15 minutos no meio da manha e no meio da tarde é tempo suficiente para que seus funcionários possam consumir um lanche. O rendimento no trabalho após essa pausa poderá até melhorar.

4. Está se tornando cada vez mais comum, dentro de empresas, a venda indireta ou a distribuição de frutas lavadas e cortadas, prontas para consumo, nos horários de lanche. É uma forma bem prática de incentivar o consumo deste saudável tipo de alimento, importante para nossa saúde.

5. Algumas empresas, para motivar a busca por saúde entre seus colaboradores, premiam ou bonificam aqueles que se mantêm dentro dos limites de peso ou aqueles que conseguem reduzir seu Índice de Massa Corporal, ou IMC, se já estão classificados como obesos.

6. Outras empresas oferecem palestras como forma de educação em saúde para seus funcionários. É uma maneira de prevenir problemas futuros e incentivar aqueles que precisam buscar ajuda ou cuidar melhor de sua saúde.

Enfim, existem varias possibilidades de ajudarmos nossos funcionários a manterem sua saúde em dia. Estas iniciativas evitarão também problemas para nossa empresa, diminuindo as licenças para tratamento de saúde e evitando a perda de pessoas competentes que tiveram prejuízo em sua capacidade física, não podendo mais executar seu trabalho adequadamente.

ff rVjEs

Via RSS de Insistimento

Leia em Insistimento

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot