X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Como se preparar para demitir um funcionário


Shutterstock

Dizer a um empregado que ele será demitido, despedido, desligado ou mandado embora costuma ser desagradável para a maioria dos chefes, não importa e palavra que ele use – menos talvez para Donald Trump, que mandava embora sem piedade os candidatos do reality show O Aprendiz. Uma decisão como essa afeta a vida do empregado, sua equipe de trabalho e possivelmente a reputação de quem o demite.

Em um artigo publicado neste mês no site da Harvard Business Review, o consultor Ron Ashkenas listou algumas dicas para os gestores lidarem melhor com o momento de demitir. Segundo ele, muitas pessoas acabam adotando uma atitude inadequada por conta da tensão e acabam transformando uma conversa difícil em algo ainda pior.

Primeiro, afirma Ashkenas, é preciso ter certeza de que a demissão é o último passo de um processo cauteloso e transparente que começou muito antes. Se o motivo da saída é desempenho fraco, o desligamento deve ocorrer após diversas discussões sobre aquela performance. Se for por conta de reestruturação da empresa ou corte de funcionários, a saída deverá ser antecipada por anúncios oficiais. Tudo isso para que a demissão não seja uma completa surpresa. Em grandes empresas, a área de RH geralmente tem diretrizes estabelecidas para que esse processo aconteça.

Em segundo lugar, é importante estar munido de informações no momento de dar a notícia. O futuro ex-funcionário pode perguntar coisas como quando será seu último dia de trabalho, se não há outra oportunidade na empresa e como ficarão seus benefícios. Se dados como esses não estiverem na ponta da língua, o ideal é levantá-los antes da reunião.

Outra dica é estar preparado para ouvir sem reagir. Perder um emprego pode ser traumático, e o funcionário atingido talvez queira compartilhar as mágoas e angústias com aquele que lhe deu a má notícia. O ideal é ouvir com respeito e mostrar à pessoa que ela terá de se concentrar em seguir em frente. Oferecer-se para conversar depois, quando os ânimos tiverem se acalmado, é uma saída.

A última medida depois da demissão é falar com a equipe sobre a decisão, suas motivações e implicações. De acordo com Ashkenas, os funcionários podem entender a decisão ou ficar com a sensação de não compreender exatamente o que aconteceu. Mas, em ambos os casos, aconselha o consultor, o gestor precisa ser sensível às suas emoções e ajudá-los a retomar o foco no trabalho.

Via RSS de Papo de Empreendedor

Leia em Papo de Empreendedor

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot