X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Como usar as mídias sociais na personificação das empresas


Estudos e pesquisas não faltam para comprovar que grande parte das empresas já se encontram inseridas dentro das mídias sociais, e muitos acreditam que tentar se manter fora da mesma é um esforço não muito aconselhável. Há quem diga que “a internet é o lugar onde o comércio irá aparecer e que é preciso estar lá”.

A partir daí muitas empresas estão buscando “estar lá” através das ferramentas interativas ou novas tecnologias ou ainda ferramentas da web 2.0, ou seja, por meio das mídias sociais. A competição deixou de ser apenas entre empresas passando a acompanhar os novos desafios do mercado caracterizado pela aproximação das pessoas de diferentes lugares.

Um conceito que deve ser pensado diz respeito à cultura empresarial, visto que a implantação de blog, Twitter, Facebook e outros deve estar em harmonia com os valores e crenças das empresas, pois o que é compartilhado nas redes deve estar de acordo com o que a organização acredita.

A identidade empresarial deve ser analisada com relevância, pois é ela que exprime suas características diferenciais. Ao pensar em como imprimir esta identidade ao seu público as organizações devem considerar quatro fatores:

  1. Comportamento corporativo (relacionamentos comerciais, comunicação institucional);
  2. Cultura organizacional (valores e princípios);
  3. Identidade visual (símbolos e imagens da empresa);
  4. Comunicação corporativa (formas de comunicação com seus públicos).

Ter harmonia entre a estratégia e a cultura empresarial é importante pois dessa forma a organização pode diversificar ou inovar sem perder sua cultura empresarial. É relevante que esses valores sejam projetados por meio das mídias sociais, pois são capazes de criar um estreitamento na relação entre organização e público. É o conhecimento por parte do público desta cultura organizacional que se cria a identificação com a empresa, através da apuração de sua personalidade, e deste modo o cliente passa a se sentir mais intimo.

Sincronizar cultura, identidade e públicos da empresa com as mídias sociais é essencial quando se quer atualizar com essas tecnologias. Ao escolher o Twitter, a empresa deve se organizar para respeitar as características específicas dele: as mensagens devem ser curtas, indicar links, esclarecer dúvidas, divulgar promoções de maneira objetiva e com no máximo 140 caracteres. Mas se a empresa que usar os blogs como meio de comunicação, então ela pode oferecer mais informações sobre seus produtos ou serviços de maneira mais detalhada e criativa. Nele os recursos visuais e de áudio podem ser mais explorados. Há também as redes de relacionamento, como é o caso de um perfil no Facebook que permite a criação de paginas criativas da empresa para divulgar eventos, promoções ou simplesmente ampliar a rede de contatos. É importante que as mídias se encaixem na cultura, identidade e públicos da empresa para que, desse modo, as pessoas sintam a empresa próxima a elas.

No caso do Facebook, por exemplo, que hoje pode ser considerado como uma população mundial, as empresas podem usa-lo como forma de comunicação com clientes que por muitas vezes terão chance de expressar sua opinião sobre produtos, serviços e outros por via da rede social. A empresa por outro lado deve estar sempre atenta a estas colocações dos clientes, procurando sempre respostas claras e rápidas, mas nunca dispensar o contato telefônico quando necessário. Lembre-se sempre que a intenção é criar a rede social como um meio de comunicação, mas não a tenha como o único meio de comunicação.

Este é um guest post enviado por Adriano Luz, que escreve para diversos blogs online onde trata, principalmente, dos temas Ganhar Dinheiro Online e Programas de afiliados.

O post Como usar as mídias sociais na personificação das empresas apareceu primeiro em Blog Mídia8! » Comunicação digital e redes sociais.

Via RSS de Blog Mídia8!

Leia em Blog Mídia8!

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot