X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Conheça o Lexicar Brasil, site que conta a história do carro no país


Amantes de esportivos, modelos comuns, carros antigos, ônibus e caminhões têm um motivo em comum para comemorar: o site Lexicar Brasil, espécie de enciclopédia gratuita que conta a história do automóvel no país.

O Lexicar Brasil foi idealizado pelo engenheiro mecânico João F. Scharinger. Dono de um grande acervo sobre o assunto, ele realizou toda a pesquisa em revistas, sites e materiais de divulgação da montadoras. O site ainda não está pronto: ele estreou em outubro de 2014 com as letras A, B e C do índice prontas, e está atualmente na letra S — T e U devem entrar no ar em setembro.

A enciclopédia é a versão online do livro A Produção Automotiva Brasileira: Um Catálogo Geral, que, segundo o site, ainda está em busca de uma editora para ser publicado. Além disso, várias marcas e modelos obscuros ainda precisam de mais informações e aguardam colaboração.

O conteúdo é realmente impressionante. Procure uma montadora qualquer (dentro das letras publicadas, claro) e você verá um artigo bastante completo com toda sua história e modelos fabricados. O site não se limita a isso: ônibus, utilitários, veículos artesanais, réplicas, buggies e até mesmo tratores, entre outros veículos, também são assunto.

A enciclopédia cobre desde o início do século XX — mais precisamente de 1904, data de fundação da Grassi, que fabricava carrocerias para carros e ônibus —até os dias de hoje. Você pode explorar — e até mesmo utilizar o conteúdo livremente, desde que citando a fonte — o Lexicar Brasil em seu site.

O post Conheça o Lexicar Brasil, site que conta a história do carro no país apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

cfa ovWbZEzVM

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot