X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Conteúdo é o caminho; Native Ads é um dos meios


http://br.freepik.com/

* Por Luis Bernardes

Se existem expressões ou palavras para explicar o momento vivido pelo mercado de comunicação, uma é crise de identidade e outra, por consequência, é confusão.  Os últimos anos não têm sido nada fáceis, principalmente pela falta de entendimento e acompanhamento das mudanças radicais que estão em curso.

O conteúdo, no entanto, continua como o pilar de sustentação desse ecossistema. Poucos, no entanto, parecem efetivamente saber o que está em jogo. A indústria fonográfica quebrou por se preocupar muito com o modelo, não com o teor, por exemplo. Enquanto espaços são fechados, as marcas precisam assumir posicionamentos para além das campanhas. E o conteúdo é a palavra-chave para manter o relacionamento com o consumidor de uma forma legítima.

Uma tendência para fazer com que se fortaleça a presença com o público é o Native Ads – ou publicidade nativa -, publicações patrocinadas que dialogam com determinado público relacionado ao posicionamento da marca oferecendo informação relevante, útil e não-intrusiva. Ainda com pouco espaço no Brasil, esse tipo de ação enfrenta o receio das agências e anunciantes. O velho muro entre redação e comercial está presente.

Ao passo que esse modelo evolua, os leitores aprenderão a avaliar as informações,  ficarão mais maduros e capazes de estabelecer os seus próprios critérios de seleção. O fato de ser produzido por uma marca não o afasta. O que vai importar, ao final do dia, é a qualidade. Precisamos ir além, no entanto. Isso significa deixar claro para os leitores que, embora patrocinado, a mensagem  é verdadeira, honesta. Que não há o desejo de vender gato por lebre, e sim de que ele, o consumidor, obtenha informações precisas, ricas, ou seja, que a marca não procura a venda em si, mas sim um relacionamento que também potencialize o conhecimento dos seus clientes.  A estratégia deve ser, para além dos números, procurar o engajamento, a construção da marca, logo que o consenso de que esse tipo de publicidade tem bom retorno já existe.

Nos Estados Unidos, essa é uma solução em publicidade que ganha espaço ano a ano. Segundo o eMarketer, os investimentos chegarão a US$ 4,3 bilhões em 2015, aumento de 34% em comparação com 2014. Em 2018, a expectativa é de que o valor atinja US$ 8,8 bilhões. O mercado discute lá como fica a relação, ainda indefinida, entre Native Ads e a mídia programática.

O Native Ads representa uma resposta à visão antiga de ter o conteúdo como uma commodity. Isso não tem mais espaço – ou não deveria ter. Caminhamos para outro tempo onde ele é  o catalisador. Para isso, precisamos de cuidados, profissionais com sensibilidade para que conduzam as ações com responsabilidade e sem agressividade, que incluam as marcas de maneira simples na conversa, sem pedantismo ou arrogância. Que enxerguem e compreendam o todo. O Native, além de fortalecer o storytelling, é uma forma de, com espaço garantido, trabalhar o essencial da comunicação, o por vezes esquecido, conteúdo.

Luis Bernardes é CEO da boo-box, adnetwork e a primeira empresa brasileira de tecnologia para publicidade de mídias sociais.

O post Conteúdo é o caminho; Native Ads é um dos meios apareceu primeiro em Startupi.

dab ZENtAYNusk

Via RSS de startupi

Leia em startupi

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot