X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Criar valor tem relação com empatia: não crie produtos para o seu umbigo


todos_querem

Artigo de Alessandra Nahra*

Um empreendedor precisa decidir: ou ele faz um produto para os usuários, ou ele faz um produto para si mesmo.Não é a mesma coisa, e, sim: tem gente que faz produtos para si mesmo – e depois quer que todo mundo goste. E se surpreende quando o mundo não dá a menor bola para a sua genialidade.

Realmente é muito frustrante quando o produto que criamos não agrada o público para o qual é dirigido, ou simplesmente não tem utilidade. Tal produto não chega nem a sair da prancheta, na maioria das vezes. Mas, em um mundo em que (ainda bem) não custa muito fazer um protótipo, alguns produtos inúteis acabam vendo a luz do dia. Nesses casos, me pergunto: que dobra de pensamento permitiu que o cidadão inventasse uma coisa que só ele acha útil? De onde foi que ele tirou a ideia de um produto que não tem utilidade para o público ao qual se destina?

Consigo responder em parte. Eu às vezes invento produtos de utilidade privada: coisas que iriam melhorar a minha vida. Eu acho que meus produtos seriam sucesso total! Mas talvez eu seja minoria.

A resposta para a outra parte talvez seja: faltou pesquisa. Faltou levar a campo. Porém, levar o produto a campo é uma prova de fogo para a qual nem todos os empreendedores estão preparados. Porque pode significar o fim de um sonho dourado. O que acontece se os usuários te dizem, com todos os gestos e letras, que não usarão o produto? Se você vê, em campo, que o produto não tem utilidade? Você desiste ou insiste?

O sucesso de um produto tem relação direta com o valor que ele tem para o usuário. Um produto bom tem valor de verdade: é útil, ajuda, resolve algum problema real. Creio que as boas ideias partem, mesmo, de uma necessidade pessoal, ou observada pessoalmente. Mas isso é diferente de partir de uma premissa que só é válida para nós mesmos.

Tem que olhar para fora do umbigo.  Eu e meus produtos de utilidade privada só teriam um comprador: eu mesma. Não é o suficiente para o sucesso em um mundo coalhado de novos produtos. Criar valor tem relação com empatia. Só entendendo, de fato, o outro, e colocando-se no seu lugar, podemos criar um produto de real valor.

Artigo de Alessandra Nahra: jornalista, arquiteta de informação, sócia e diretora de gestão da consultoria de user experience Saiba+ .

Imagem de abertura: 225211054 via Shutterstock.

O post Criar valor tem relação com empatia: não crie produtos para o seu umbigo apareceu primeiro em Startupi.com.br.

bada evJPGCYSc

Via RSS de startupi

Leia em startupi

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot