X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Critco desenvolve plataforma colaborativa de conteúdo acessível


lingua-sinais

A startup incubada dentro do Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia) da USP, reúne profissionais especializados no desenvolvimento de materiais educacionais e culturais para pessoas com deficiência. A Critco atende a um mercado importante no país: cerca de 23% da população brasileira tem algum tipo de deficiência, conforme a Cartilha do Censo de 2010. Essa parcela corresponde a cerca de 47 milhões de pessoas. Mais que a população inteira do estado de São Paulo atualmente, de acordo com o IBGE.

Segundo Mauricio Andrioli, criador da startup, a plataforma pretende ser um concentrador de profissionais especializados. “Diante da dificuldade que muitas instituições encontram na busca de profissionais qualificados, e muitas vezes a necessidade de formar uma equipe disciplinar para executar o trabalho, o site contribui para que instituições tenham condições de tornar seus projetos acessíveis a todas as pessoas”.

Os trabalhos oferecidos pela plataforma estão organizados em cinco áreas: conteúdo digital acessível (sites, cursos on-line, games e materiais digitais acessíveis em geral), produtos táteis (impressão 3D, mapas táteis ou produtos artesanais específicos), audiodescrição (descrição de imagens para pessoas cegas), Libras (Língua Brasileira de Sinais) e transcrição de materiais para leitura.

Com a maior parte de investimentos próprios, a startup tem financiamento de entidades como CNPq e FAPESP. “Os projetos inscritos visam à produção de aplicativos e dispositivos que favoreçam o acesso ao currículo dentro da sala de aula comum, integrando os alunos, independente de sua deficiência”, afirma a consultora Mary Grace.

Para realizar o trabalho, a Critco conta com mais de 300 colaboradores em todo o Brasil, incluindo arquitetos, engenheiros, projetistas, audiodescritores, intérpretes em Língua de Sinais e consultores na área de acessibilidade e inclusão. Qualquer pessoa interessada pode usufruir de forma gratuita desta rede e contratar diretamente os profissionais nela cadastrados.

O post Critco desenvolve plataforma colaborativa de conteúdo acessível apareceu primeiro em Startupi.

fa VsXMtYVww

Via RSS de startupi

Leia em startupi

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot