X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Dê duro para poder relaxar nas férias


ferias

Há poucos dias, o New York Times publicou um artigo longo sobre um assunto de alta relevância. O título é “Sabotagem de férias: não deixe acontecer com você!”. Quem assina é Matt Richtel, que, segundo a biografia disponível no site do jornal, não cobre a área de turismo, mas a de tecnologia. Isso já revela a abordagem dada ao assunto, que pode ser resumida, grosso modo, a considerações sobre como é difícil desplugar neste mundo alucinante em que vivemos. Já não somos escravizados por mensagens e informações, mas pelos aparelhos em si (leia mais sobre isso no post anterior deste blog, da editora-executiva Marisa Adán Gil).

Ironias à parte, é preciso reconhecer que todo mundo sabe do que Richtel está falando quando se refere à  “armadilha dos sete dias”: “dois dias de impaciência por não conseguir relaxar, dois dias de descanso verdadeiro e dois dias de ansiedade antes de voltar ao trabalho”. A julgar pelas entrevistas feitas por Richtel, o problema é mais grave do que se supõe. Até mesmo um experiente psicólogo, Jonathan Schooler, da Universidade da Califórnia, confessa que destruiu suas férias com a família na Noruega porque programou tirar um tempinho para fazer um trabalho no laptop. Resultado: nem fez o trabalho, nem conseguiu desligar.


O próprio texto é um testemunho alarmante do problema, o que torna a leitura um tanto deprimente. Richtel se sente obrigado a recorrer à neurociência para encontrar provas “tangíveis” de que o cérebro se apega à rotina e às altas expectativas como um viciado se apega à droga – a única diferença é que o workaholic depende de dopamina, e o próprio corpo faz papel de traficante.

Outros sinais reveladores do texto são as atividades das pessoas ouvidas pelo repórter, entre elas a diretora do Centro de Pesquisa em Compaixão e Altruísmo da Universidade de Stanford e o organizador da “Sabedoria 2.0”, um “movimento crescente da Bay Area [Califórnia] destinado a ajudar as pessoas a encontrar equilíbrio no mundo moderno”. Haja equilíbrio para fazer o que Richtel recomenda para o período anterior às férias: “Amarre todas as pontas soltas que puder. Mas não faça nós duplos. Seu mantra: não serão férias de uma semana, mas uma sequência de dois fins de semana prolongados de três dias mais um dia de bônus.”

Ainda mais triste é o conselho principal. Levando em conta que você pode estar deitado na praia, mas seu cérebro continua procurando o que fazer, programe atividades esportivas. Se mesmo assim não conseguir aquietar o facho, concentre-se na atividade do próprio cérebro pulando de um assunto para outro até que ele canse. Ou seja, relaxe na marra, mesmo que isso dê o maior trabalho.

Via RSS de Papo de Empreendedor

Leia em Papo de Empreendedor

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot