X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

De Professor Pardal a crowdfunder: a trajetória hardware da Protoptimus


ccff protoptimus router CNC

fccfe Forminha Choco Logo

Jeferson Simões é Técnico em Eletrônica pela Universidade do Vale da Paraíba, Engenheiro de Computação, Mecânico e de Produção pela Universidade Federal de Itajubá. Ok: e daí? Aqui não é um site de currículo acadêmico, mas de currículo empreendedor. E isso ele tem?

Olha, ele se coloca como “desenvolvedor por necessidade e empreendedor por oportunidade”. Depois de anos experimentando em sua oficina (tipo o Professor Pardal) Está tocando sozinho um baita projeto de hardware chamado Protoptimus, que combina conhecimentos de todas suas áreas de conhecimento. Ele produz e vende routers CNC, que são máquinas para usinagem controlada por computador (clique para entender mais sobre CNC). Trata-se de uma máquina antes usada apenas em indústrias para fazer recortes precisos e acabamentos de relevo em diversos tipos de material. É coisa hardcore mesmo, só que agora em versão para ter na sua garagem ou na sua pequena empresa.

A origem desde produto está relacionada a outra startup, a Mabee Doces Finos, que ele toca junto com a mãe e a tia. Não, calma, eles não usam a máquina para fazer acabamento de bolos e docinhos (que são bonitos por outras razões): eles usam a router CNC para fazer os moldes para novas formas de chocolate – tipo essas bonitonas aqui na matéria. Obviamente, a máquina tem diversas aplicações: comunicação visual, moldes, entre outras.

dd Fotos Half Tone

Ele tentou comprar uma máquina mas achou tudo caro ou inadequado para o que queria. Portanto, botou pra fazer. Depois, detectou que mais gente também tinha interesse, aí formatou uma campanha para financiamento coletivo no Catarse, oferecendo recompensas para pequenas contribuições e vendendo as máquinas (por um preço nem tão lúdico).

“Me baseei muito no mercado mesmo. Reuni 53 interessados em comprar a máquina antes da campanha, mas vejo que muitos devem ter desanimado ao descobrir (assim com eu descobri quando a campanha foi ao ar) que o Catarse não parcela. Já tive uma venda de máquina, estou apenas aguardando a confirmação. Após a primeira confirmação, acredito que irá dar mais credibilidade e aparecer os novos interessados”, comenta.

Forminha Choco Name

The post De Professor Pardal a crowdfunder: a trajetória hardware da Protoptimus appeared first on Startupi.com.br.

cab SqkiZUtm Y

Via RSS de startupi

Leia em startupi

Comente este artigo

Populares

Topo