X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Descubra qual o marketing ideal para sua empresa fidelizar clientes


Para descobrir o modelo ideal para captar e fidelizar clientes, a DOM Strategy Partners, consultoria nacional focada em estratégia corporativa, realizou uma pesquisa, que envolveu 194 CEOs e 431 executivos de marketing e comunicação. O estudo apontou que a somatória dos orçamentos online e offline para práticas de marketing, comunicação, branding, atendimento e relacionamento com o cliente, serviços, promoções e eventos, dentre outros, consomem, em média, de 9% a 16% do orçamento geral de 48% das empresas entrevistadas de diversos setores econômicos, tais como consumo, varejo, serviços, financeiro, Telecom, seguros, dentre outros.

A análise obtida alerta que em momentos de alta competitividade, excessos de ofertas, consumidores mais mobilizados e pressão por melhores resultados, as empresas necessitam de foco para as ações ligadas à atração, satisfação e fidelização de seu principal ativo: o cliente.

Frente aos dilemas corriqueiros do departamento de marketing – o da possibilidade de retornos associados à escolha entre atrair novos clientes-consumidores ou o de trabalhar para qualificar e rentabilizar a relação já estabelecida com os atuais clientes-consumidores – a DOM Strategy Partners mostra dois novos modelos de marketing que podem ser colocados em praticas para incrementar por completo o relacionamento com o cliente, que vai da sua atração até a sua fidelização.

A primeira corrente é chamada de Marketing de Reputação e tem como finalidade maximizar o valor da empresa e da marca. Ele é orientado à construção e perpetuação positiva de sua imagem e credibilidade no tempo.

Ou seja, está mais conectado ao longo prazo e envolve práticas como comunicação corporativa, atividades de branding e experiência multicanal, relacionamento com stakeholders, patrocínios cultural e esportivo, marketing de causas sociais, protagonismo em comunidades e redes sociais, inovações e novas tecnologias diferenciais, dentre outras.

Para intensificar, as ações do Marketing de Reputação devem ser integradas – conforme a estratégia corporativa – e ligadas ao Marketing de Resultados, que tem atividades de cunhos mais transacionais, de suporte a vendas, de curto prazo. Entre os exemplos estão: lançamento de novos produtos e serviços, promoções, marketing online, merchandising, ações de vendas e marketing direto, ações de fidelidade (cross-sell e up-sell), como outros.

Já a outra tese defendida pelo estudo foi nomeada de Marketing de Contexto. Esse modelo é mutante e pautado nas conjunturas e momentos. É a mais moderna abordagem de marketing, pois captura em seu modelo os imperativos de instantaneidade, multicanalidade, influência, excesso de oferta e participação ativa dos clientes no dia a dia das empresas e os integra estrategicamente, garantindo alinhamento total entre a visão do longo e do curto prazo, portanto, de reputação e resultados.

Isso quer dizer que o Marketing de Contexto deve se basear, portanto, na competência da empresa em racionalizar, combinar e orquestrar de maneira eficaz as estratégias e ações capazes de maximizar o valor da empresa e da marca, por cliente, por mercado e por canal e, por isso, deve conhecer e se integrar profundamente com seus mercados e seus clientes.

“O cliente, antes ativo e atraente, se torna passivo, objeto com a tarja de custo colada em si. O ciclo de vida de um cliente precisa ser amparado em sua totalidade, da captação à fidelização, a partir de conceitos e práticas como a visão única do cliente, CRM (Customer Relationship Management), gestão de valor do cliente – customer value, segmentação, clusterização, experiência, multicanalidade, entre outras frentes, diz Daniel Domeneghetti, CEO da DOM Strategy Partner e especialista em relações de consumo.

Tags: 

Via RSS de Empreendedor

Leia em Empreendedor

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot