X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Devido a uma festa, alarme de incêndio da base brasileira na Antártica teria sido desligado no dia do incidente


No começo do ano, dia 25 de fevereiro, a base brasileira na Antártica foi totalmente dizimada pelo fogo. Um incêndio a destruiu e levou junto a vida de dois militares, o sargento Roberto Lopes dos Santos e o suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo. O inquérito policial militar (IPM) aberto no dia do desastre descobriu que naquele dia havia uma festa rolando na base. E ela pode ter ligação direta com o incêndio.

A festinha foi feita em homenagem à professora Therezinha Monteiro Absher, da UFPR, que neste ano completou 30 anos de expedições à Antártica. Suspeita-se que os alarmes de incêndio foram (e eram, em ocasiões semelhantes) desligados para não atrapalhar os embalos de sábado à noite, já que o gelo seco que cientistas e militares usavam para animar a balada poderiam acioná-los e acabar com a festa.

Durante os depoimentos, os cientistas não sabiam informar se os sensores haviam sido desligados mesmo — muitos alegaram nem saber onde as travas ficavam, pois a tomada desse tipo de decisão cabe aos militares.

Apesar da confusão, alguns pesquisadores dizem que, não fosse o “Baile da Terceira Idade”, como chamavam a festa em tom de brincadeira, as consequências seriam piores. Como o incêndio começou à noite, sem a festa a maioria estaria dormindo e as chances de escapar com vida seriam bem menores.

Ainda não há confirmação oficial, mas aparentemente três militares poderão ser indiciados pelo ocorrido: Fernando Tadeu Coimbra, comandante da base e capitão da fragata; Luciano Gomes Medeiros, sargento ferido no incidente e responsável pelos geradores; e João Cavaci, sargento e técnico em eletrônica da base. [Estadão]

fa di
dcd trwYOv Lw

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot