X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

D’Gaya firmou parcerias que substitui o ambiente de apoio de uma incubadora


por Cléia Schmitz

Não há dúvida de que as incubadoras de empresas reúnem condições extremamente favoráveis para o desenvolvimento de um negócio, mas esse cenário pode ser parcial­mente reproduzido fora desses ambientes. Quem garante é a empresária carioca Cristina Dias, que fundou em julho de 2011 a D’Gaya, indústria de pães integrais, com sede na cida­de do Rio de Janeiro. Para garantir o sucesso de seu negócio, ela se cercou de parcerias que dispensam qualquer apresentação: Se­brae, Serviço Nacional de Apoio à Indústria (Senai), Empresa de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

aeffed capa interna

“De certa forma, é como se estivéssemos incubados porque estamos sempre trocan­do ideias com esses parceiros e utilizando tecnologias desenvolvidas por eles”, destaca Cristina. Filha de comerciante e com expe­riência no mundo do empreendedorismo, a empresária procurou o Sebrae assim que teve a ideia de investir na panificação de pro­dutos integrais. “Fui procurar a instituição porque não tinha sido muito feliz em minha experiência anterior. Disseram-me que eu teria mais chances de dar certo porque não cometeria os mesmos erros. Com a ajuda do Sebrae fiquei 60 dias só desenvolvendo o pla­no de negócios da D’Gaya”, conta Cristina.

A proposta da empresa é fabricar pro­dutos integrais que sejam ao mesmo tempo saudáveis e saborosos. “Percebemos uma lacuna neste mercado. De um lado, temos os pães industrializados, que usam muita química e poucos ingredientes integrais. De outro, pães integrais que não são macios e desagradam a muitos consumidores”, expli­ca Laurett Castro, que junto a Hugo Meyer e Roberto Romero completa o quadro de sócios da D’Gaya. “Nós conseguimos de­senvolver um pão artesanal e macio que usa ingredientes de primeira linha, com valores nutricionais que agregam benefícios à saú­de”, completa a empresária.

caaea capa

Além de pães e minipães, a D’Gaya pro­duz muffins, biscoitos, quiches de creme de soja e geleias de frutas 100% naturais, sem adição de açúcar. Para desenvolver seus pro­dutos, a D’Gaya contou com o apoio inicial do Senai e, posteriormente, do Centro de Tecnologia Agroindustrial de Alimentos da Embrapa, cujos laboratórios certificam a va­lidade de tudo o que é fabricado pela marca. São laboratórios que empregam alta tecnolo­gia e investem fortemente em pesquisas, um ambiente impossível de ser replicado por conta própria em pequenos negócios como a D’Gaya, cujo investimento inicial não pas­sou de R$ 25 mil.

Em pouco mais de um ano, a D’Gaya já distribui seus produtos em 100 pontos de venda na capital Rio de Janeiro e em Ni­terói. Grande parte é de lojas de produtos naturais. Entre seus clientes estão as lojas da rede de franquias Mundo Verde. Laurett conta que a marca já recebeu muitos pedi­dos para distribuir seus produtos em outros estados, mas a ideia é consolidar a atuação no Rio de Janeiro antes de partir para novos mercados. “Mas é claro que é um sonho expan­dir o negócio”, admite a empresária. Segundo ela, a meta para 2013 é aumen­tar o faturamento em pelo menos 30% em relação a 2012.

Para alcançá-la, os sócios da D’Gaya vão contar com uma ferra­menta importante, advinda de outra par­ceria gratuita: um plano de comunicação e marketing desenvolvido pela Empresa Júnior da ESPM. Durante 90 dias, um grupo de estudantes da instituição, coordenado por renomados professores, realizou uma pesquisa completa para a empresa, incluin­do estudo de mercado, aplicação da marca, perfil dos clientes e dos concorrentes. “O plano deu mais clareza acerca do negócio e das nossas ações. Por isso dizemos que 2012 foi um ano em que aprendemos mui­to e que 2013 será a hora de fazermos a lição de casa”, afirma Cristina.

A ideia de bater na porta da ESPM foi da em­presária. Com os sócios, Cristina sentia necessidade de conhecer o perfil de seus clientes e, principalmente, de ter um retorno sobre os produ­tos, se estavam realmente agradan­do e quais eram as expectativas dos consumidores. Sem condições de arcar com os custos de um serviço especializado, a D’Gaya foi buscar ajuda de novo. “Que­ríamos saber como nos comunicar direta­mente com os clientes, já que somos uma indústria e temos as lojas como intermediá­rias”, explica Laurett. “Se tínhamos alguma dúvida da aceitação do produto, agora não temos mais.”

Em sua curta trajetória, a D’Gaya deixa uma lição para outros empreendedores: nunca se isole, procure parceiros, crie sua própria incubadora.

Via RSS de Empreendedor

Leia em Empreendedor

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot