Invista em equipamentos novos para seu buffet e dilua os custos da inovação nos valores dos eventos que a empresa realizar
O empresário Antônio é dono de um buffet há seis anos. Faz decoração de festas, presta assessoria em cerimônias e também buffet completo. O empreendedor quer saber como continuar investindo no negócio se a receita não aumenta. “Estou perdido: estou investindo em decoração, mas minha receita não vem aumentando. Com isso, meus custos, sim, aumentam, mas a entrada de recurso não. O que devo fazer para aumentar minha rentabilidade?”
Confira as dicas do Consultor Sebrae:
Alta saída x baixa entrada
Ao investir em equipamentos e produtos para a empresa, esse valor de investimento tem que ser diluído nos seus custos. Isso significa que seus preços devem subir para cobrir esses gastos e assim manter a lucratividade de sua empresa. Outra saída é colocar sua equipe de venda na rua para captar de mais clientes.
É uma conta simples: se suas saídas aumentaram por conta de seus investimentos e as entradas não aumentaram na mesma proporção, por falta de incremento nas vendas ou alta nos preços, sem dúvida o lucro final será menor.
Nesse caso, é necessária uma parada nos investimentos para dar uma equilibrada nas finanças. Também é preciso fazer uma avaliação de quanto sua empresa pode investir por mês sem colocá-la em risco de ficar endividada.
Melhorias diluídas no preço de produtos e serviços
Todo investimento que se faz na empresa para a melhoria do serviço, produto ou processo tem que ser repassado ao consumidor que é o maior beneficiado com a inovação. Esse repasse é, em geral, diluído na quantidade no preço dos produtos e serviços. No caso do buffet, o custo do investimento deve ser repartido nos eventos que realizará utilizando a nova decoração, assim ela se pagará.
É preciso determinar o tempo em que os investimentos se auto-pagarão. Observe o mercado para ter uma média. Caso queira que o retorno seja no próximo evento, terá que jogar todo esse investimento como custo do evento, o que poderá te tirar do mercado.
Agora, você poderá projetar o tempo de retorno para daqui um ano, com isso esse investimento será diluído um pouquinho em cada evento realizado durante esse tempo, o que poderá manter seu preço continue competitivo.
Essa é a razão do alto preço de produtos e serviços recém-lançados no mercado. Depois de algum tempo, passam a ter preços bem mais baixos. É simples entender o que pode estar acontecendo! Para resolver o problema, basta rever os investimentos e o tempo de retorno que se espera ter.