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E-commerce espera faturar R$ 1,3 bilhão no dia das mães


O dia das mães é a segunda melhor data para o varejo e causa grande expectativa entre lojistas físicos e virtuais. Para a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), a perspectiva é um aumento entre 4,5% e 6% nas vendas em relação à 2012, o que corresponde ao movimento entre R$2,18 bilhões a R$2,22 bilhões. Quanto às compras pela internet, a e-bit estima faturamento de mais de um bilhão de reais entre os dias 26 de abril e 11 de maio, crescimento de 15% em relação ao ano passado. Ainda segundo a e-bit, a expectativa de movimentação do e-commerce para 2013 é de R$28 bilhões, crescimento de 24% sobre os R$22,5 bilhões faturados em 2012. A pesquisa também mostra que o tíquete médio em 2012 foi de R$342.

Segundo o diretor-presidente da Web Consult, Leonardo Bortoletto, o dia das mães é favorável para adquirir o presente virtualmente. “As previsões mostram que as pessoas estão se sentindo cada vez mais seguras em comprar pela internet. Optando por comprar virtualmente, o cliente não precisa enfrentar filas e lojas cheias e as mercadorias, muitas vezes, possuem preços mais acessíveis. É uma comodidade que é a cara da mãe brasileira”, ressalta o especialista em inteligência digital.

A evolução do e-commerce é surpreendente. Os gastos dos consumidores estão migrando para o universo online e criando novos hábitos de compras. Bortoletto afirma que esse momento torna-se ideal não só para quem vai presentear, mas também para os empresários de e-commerce. “O grande número de lojas virtuais fomenta uma maior competitividade no mercado eletrônico e isso força os empresários a oferecerem melhor estrutura para o cliente, inovando tanto em preço quanto em variedade dos produtos. No final, os dois lados saem ganhando”, diz.

Diante do fomento e das vantagens oferecidas pelo mercado, é importante que o consumidor fique atento e pesquise a empresa de e-commerce para que a compra do produto não gere transtornos. Segundo dados do Procon Assembleia, do dia 1° de janeiro ao dia 1° de abril, foram recebidas 96 reclamações relacionadas a conflitos originados no comércio eletrônico. Desse total, 42% referem-se a não entrega ou à demora na entrega do produto; 33,3%, ao descumprimento do artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, que defende o direito à desistência; os 24,7% restante se dividem entre cobrança indevida ou abusiva, vício de qualidade (defeito) e outros.

O advogado Frederico Damato, do escritório Amaral e Damato Advogados, explica que a atenção do consumidor ao comprar pela internet deve ser redobrada. Verificar se o site é confiável e buscar referências são essenciais para evitar a má prestação de serviço ou a descoberta de empresas fantasmas. “Muitas organizações anunciam produtos e serviços pela internet sem estarem preparadas para a demanda que vai surgir e isso gera uma série de falhas. É muito importante que o consumidor reclame, seja no Procon ou no Juizado Especial de Consumo (Pequenas Causas), uma vez que irá obrigar as empresas a ajustarem seu método de prestação de serviço, eliminando aquelas que não têm condições de atuar no mercado”.

Damato ressalta que é de extrema importância que o consumidor guarde e-mails e protocolos que confirmem a compra e a data de entrega. Isso porque, apesar de o Código de Defesa do Consumidor ser bem utilizado neste caso e garantir os direitos do comprador, ainda não existe uma legislação específica para vendas pela internet. No entanto, se o objetivo da transação virtual é a praticidade, o consumidor deve tomar medidas de precaução para evitar que isso se transforme em estresse e trabalho extra. “O ideal é apurar se aquela empresa existe e como seu desempenho tem sido avaliado. A pessoa deve verificar se existem reclamações do site no cadastro dos órgãos de Defesa do Consumidor, confirmar o endereço físico do fornecedor, inclusive com telefone ou e-mail. Esses cuidados darão mais segurança no processo de compra”, orienta o advogado.

Via Zoom Comunicação.

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