X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

E lá vamos nós: Nvidia anuncia seu próprio console portátil, o Shield


Antes da coletiva de hoje na CES, a Nvidia apenas fazia chips para colocar em gadgets de outras empresas. Depois da coletiva de hoje, a empresa tem seu próprio aparelho: um portátil com Tegra 4 com tela e joystick integrado. Esse é o Shield. Mas o que diabos ele faz?

A Nvidia diz que o aparelho, batizado por enquanto de “projeto Shield”, terá bateria com duração de 10 horas em uso frequente, qualidade de áudio semelhante à uma caixa de som da Jambox, um joystick no nível das versões de console e, claro, rodando Android. Sem nenhuma skin. Atrás dele, um monte de portas: HDMI, micro-USB, microSD e saída de áudio.

original-4

Mas é a tela que chama mais a atenção, claro: com cinco polegadas e 720p, ela também é touchscreen. O pacote completo parece ter mais ou menos o tamanho de um controle de Xbox 360, com uma tela a mais. Eis uma tacada importante não só para a jogatina em Android, mas para o mercado de jogos portáteis como um todo, e até talvez possa encarar o Wii U. Por quê? Porque esse aparelho não é só um GameBoy com Android — ele quer ser também uma set top box e um computador de mão, jogando imagens para a televisão via HDMI, fazendo multitarefa enquanto você ouve música e fuça no Facebook, ou basicamente tudo que você espera de um tablet ou smartphone moderno. A diferença é que ele é um grande controle de videogame também.

O aparelho acessa títulos da Tegrazone, loja de games focada em jogos otimizados para processadores da Nvidia, e também é capaz de acessar seu computador e sua conta do Steam via Big Picture (aqui é preciso dizer que o pessoal da Nvidia sofreu demais para fazer o computador se conectar ao Shield que se conectava à TV. Foram necessárias mais de cinco tentativas para que tudo funcionasse, e isso mostra que ainda há muito o que fazer). Há também um modo multiplayer, claro, e a Nvidia demonstrou a jogatina entre duas pessoas.

Mas onde um aparelho que quer fazer tudo se encaixar no mundo? A ideia de ser muita coisa costuma dar problema… E ele provavelmente não irá substituir nada que você já tem — seu computador, seu telefone, seu tablet ou seu console. Mas mesmo assim há algo de interessante nele.

O que pode pesar no momento é que ele só roda jogos com Android. Não que eles sejam ruins, mas as principais novidades de games ainda saem primeiro para iOS para depois chegar ao robô — e isso é ruim para um aparelho que tem um joystick embutido, certo? No fim, o Shield se espalha de forma esquisita entre diversas plataformas, com muitas habilidades, mas sem ser o rei de nenhuma delas. Ele toca música! Faz streaming de jogos do PC! Dá pra ler revistas nele! Usar o Facebook! Mas, peraí, você já não faz todas essas coisas? Não é porque ele pode fazer tudo isso que ele deveria fazer tudo isso. É difícil ver usuários da Nintendo ou da Sony saindo de seus portáteis estáveis e cheios de jogos para mergulhar no Android, ou usuários deixando de usar uma Apple TV ou Boxee Box, ou, sei lá, parar de checar o Facebook no celular, simples assim.

Como avanço de computação, ele merece atenção. Nisso ele é interessante. Mas pensando onde estamos no momento, parece apenas um conceito do que pode ser feito, e não do que deve ser feito. Mesmo assim, ele chega aos EUA no segundo trimestre deste ano. Esperamos encontrar o brinquedinho na CES, e aí teremos mais detalhes sobre o brinquedo. Fique ligado.

 

multi-touch_display_verge_super_wide

 

nvidia_project_shield-open-left_verge_super_wide

 

nvidia_project_shield-open-right_v2_verge_super_wide

 

nvidia_project_shield-top-open-controls_verge_super_wide

 

android_jelly_bean_v3_verge_super_wide

cce rzCOuvR

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot