X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

É melhor tomar mais cuidado com o Kickstarter daqui para a frente


O crowdfunding pode ser uma ferramenta sensacional para viabilizar projetos ambiciosos, como o Oculus Rift e o smartwatch Pebble. Mas essa também é uma plataforma para projetos impossíveis e promessas não-cumpridas.

O Kickstarter era um dos poucos locais que ainda tinha um processo de aprovação por humanos antes de publicar a campanha, e antes que os usuários pudessem gastar dinheiro nela. Ainda assim, isso não evitava projetos malfadados. Mas agora, na maioria dos projetos, o Kickstarter resolveu substituir a avaliação de humanos por um algoritmo – nesses casos, é só publicar e pronto.

O “Launch Now” depende de um algoritmo e não vale para todo mundo, como explica o Kickstarter:

O recurso usa um algoritmo que incorpora milhares de pontos de dados para verificar se um projeto está pronto para ser lançado – coisas como a descrição do projeto, as recompensas, a meta de financiamento, e se o criador já lançou um projeto antes.

Se o projeto se qualificar para o Launch Now, o criador pode publicá-lo quando quiser… Se um projeto não se qualificar para o Launch Now, o criador terá que compartilhar o projeto com a gente para uma revisão antes que ele possa ser lançado.

O novo recurso está disponível para 60% dos projetos, e será expandido para mais outros “nas próximas semanas”.

Como nota o The Verge, isso pode ser uma resposta ao crescimento do Indiegogo, que possui regras mais frouxas para projetos: basta que ele não seja ilegal nem perigoso.

Então o Kickstarter fez o mesmo: agora, as únicas campanhas proibidas são as que promovem “qualquer coisa ilegal, fortemente regulamentada, ou potencialmente perigosa”. O restante está valendo, desde que os criadores “sejam honestos sobre o que estão fazendo”.

O processo de aprovação humana do Kickstarter não é exatamente completo, mas parece que ele será gradualmente substituído por “um algoritmo sofisticado que desenvolvemos ao longo dos anos”, para o serviço crescer à vontade.

Resta ver como isso afetará a qualidade do crowdfunding. O Indiegogo vem sofrendo com projetos que recebem uma montanha de dinheiro, mas parecem não ser reais – caso do Healbe GoBe, uma pulseira que promete medir as calorias da comida que você ingere. (Médicos e especialistas dizem que isso não é possível, e a empresa vem se complicando ao explicar como o produto funciona.)

Felizmente, uma das principais características do Kickstarter permanece: o criador do projeto só recebe o dinheiro se atingir a meta de arrecadação; senão, nada feito. No Indiegogo, há o financiamento “flexível”: mesmo que um projeto não atinja a meta, seu criador pode levar o dinheiro. Mas com a nova política do Kickstarter, é melhor ficar de olho: se a meta for atingida e o projeto for um fiasco, sua grana pode ir embora de vez.

Até hoje, foram doados US$ 1,15 bilhão via Kickstarter, dos quais US$ 982 milhões foram direcionados a 63 mil projetos que atingiram o objetivo de arrecadação. [Kickstarter Blog via The Verge]

Atualizado às 14h37

O post É melhor tomar mais cuidado com o Kickstarter daqui para a frente apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

bbcdb btPnmsazKQ

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot